terça-feira, 3 de julho de 2012

Comissão de Fiscalização se reúne com representantes do Distrito IV

A coordenadora de Fiscalização Sônia Pinto pediu esclarecimentos na reunião



A Comissão de Fiscalização do CMS-Recife realizou, nesta terça-feira (3), uma reunião com representantes do Distrito Sanitário IV que apresentaram o plano de cobertura da saúde pública municipal para esta região. A gerente Roseli Nascimento e a secretária executiva do Conselho de Saúde, ambas do Distrito, participaram da reunião conduzida pela coordenadora da comissão Sônia Pinto.

Entre os assuntos discutidos, estava o objetivo da divisão do Distrito pelo critério de territorialização que visa “promover resolutividade nas ações de saúde do território a partir do conhecimento de determinantes sociais e de saúde, compreendendo as demandas e necessidades dos usuários”.

Além disso, foram debatidos a construção de um modelo de saúde adequado à realidade local; a responsabilização das equipes de saúde da família, garantindo a universalidade da atenção e vínculo; e o acolhimento nas unidades tradicionais, proporcionando melhoria do acesso aos serviços de saúde.

A gerente do Distrito IV Roseli Nascimento esclareceu que a região é formada por 12 bairros com o total de cerca de 290 mil habitantes, sendo atendida, a cada sete mil, por uma Equipe de Atenção Básica (EAB). Esta é formada por 2 clínicos (20h - cada), 1 ginecologista (20h), 1 pediatra (20h), 1 enfermeiro (40h - PACS) ou 2 enfermeiros (30h), 3 cirurgiões dentistas (20h - cada), 2 ASB (30h - cada) e 2 auxiliares de enfermagem (30h - cada).

Os bairros que compõem o Distrito IV são: Ilha do Retiro, Madalena, Torre, Zumbi, Prado, Cordeiro, Iputinga, Engenho do Meio, Torrões, Cidade Universitária, Caxangá e Várzea. O atendimento da saúde pública municipal cobre 70% da área.







Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário