sexta-feira, 13 de julho de 2012

Seminário de Comunicação e Saúde aborda case do CMS-Recife

O I Seminário de Comunicação, Tecnologia e Informação em Saúde de Pernambuco aconteceu nestas quinta e sexta-feiras (12 e 13) no Recife Praia Hotel, no Pina, e reuniu conselheiros de saúde de todo o Estado, representantes de movimentos sociais, profissionais e estudantes de Comunicação e de Serviço Social. Cerca de 300 pessoas discutiram a importância da elaboração de estratégias de comunicação para o pleno exercício do controle social.

Bárbara Travassos falou sobre experiência exitosa no CMS
O case, experiência de sucesso, do CMS-Recife e suas ferramentas de comunicação foi apresentado no primeiro dia do evento. A assessora de comunicação e imprensa do Conselho, Bárbara Travassos, representando o coordenador da Comissão de Comunicação, Hermann Luiz, falou sobre o funcionamento desta comissão de acordo com o Regimento Interno do CMS-Recife e a necessidade deste trabalho exercido pelos conselheiros. Os instrumentos de comunicação do órgão também foram destacados: o Jornal CMS-Recife (que está na sua 14ª edição), o Boletim Eletrônico (distribuído entre os e-mails cadastrados) e o Blog.

O Conselho Municipal de Saúde de Altinho apresentou seu Blog ao público. Márcia Oliveira, presidenta do Conselho, mostrou aos participantes que é fácil e necessário construir um canal deste de comunicação para divulgar e fortalecer ações do controle social. Já na programação da tarde da quinta (12), o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) de Pernambuco, Flávio Marques, explicou como funciona a transmissão e a legalização deste veículo de comunicação popular. Ele ainda se disponibilizou para firmar parcerias com os conselhos de saúde.

Na programação da tarde, o Seminário continuou com nomes de peso. A jornalista da coluna "Mais Saúde" do Jornal do Commercio, Verônica Almeida, abordou a temática da cobertura da saúde pública nos informativos impressos. Ela ainda alertou para uma fragilização dos movimentos sociais. "Na minha época de repórter dos anos 80, lembro que a sociedade civil organizada se manifestava de forma mais forte e em conjunto. Hoje, percebo um certo isolamento", pondera.

O superintendente de comunicação da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Tiago Nunes, na sua exposição, abordou os desafios da divulgação das ações positivas na área da saúde pública. "A imprensa foca em notícias negativas devido à dificuldade de obter informações em ambientes hospitalares, ao fato do setor estar freqüentemente em crise, à desinformação sobre o sistema, além de forte pressão de fontes com interesses particulares", enfatizou.

Ele ainda ressaltou quais estratégias devem ser adotadas para a correta difusão de fatos sobre a saúde. Entre elas, estão a ampliação dos canais de informação como sites, mídias sociais e veículos oficiais; ter muitos gestores aptos a dar entrevistas; investir na comunicação interna e nas redes sociais. A assessora de imprensa da Fiocruz/PE Sílvia Santos foi mediadora dos debates sobre o tema.

A programação do evento contou com palestrantes de outros estados e com representatividade de âmbito nacional. Participaram do Seminário o coordenador da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde (CICIS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Geraldo Vasconcelos; o doutor em comunicação, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-conselheiro de saúde de Belo Horizonte, Valdir de Castro Oliveira; a coordenadora nacional do Programa de Inclusão Digital (PID) para conselhos de saúde do CNS, Zenite Bogea; a coordenadora geral de apoio à Gestão Participativa e Controle Social do Ministério da Saúde, Kátia Souto; além da pesquisadora em Comunicação e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Inesita Soares.

Os conselheiros do Recife no evento
A vice-coordenadora do CMS-Recife, Elzanira da Silva, marcou presença no evento junto aos conselheiros Manoel José da Silva, Ricardo Silva, Sônia Pinto, Gilda Guimarães e Ana Maria Melo. Na Plenária Final do Seminário, foram aprovadas propostas de criação de banco de dados, informativo eletrônico e Blog únicos para todos os conselhos de saúde de Pernambuco.

No segundo semestre deste ano, o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco dará continuidade ao Seminário, através da realização de quatro oficinas práticas, destinadas  aos conselheiros municipais de saúde, voltadas para o aprendizado da utilização de ferramentas de comunicação. Nesta etapa, serão contempladas as regiões do Estado: Mata Sul, Mata Norte, Agreste e Sertão.



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário