terça-feira, 5 de julho de 2011

Grande público e autoridades comparecem à abertura da 10ª Conferência de Saúde

Por Bárbara Travassos
                                                                                                                              
                                                                                                               foto: Bárbara Travassos 
João da Costa abriu a 10ª Conferência de Saúde do Recife, junto aos secretários de Saúde do Estado e do  Município

Um grande público compareceu à abertura oficial da 10ª Conferência Municipal de Saúde do Recife nesta terça-feira (5) no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. Cerca de 800 pessoas participaram da cerimônia em que compuseram a mesa o coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife), Diego Pessoa; os secretários de Saúde do Recife e do Estado, Gustavo Couto e Antônio Figueira, respectivamente; os representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, Mozart Sales e Renê Guedes, consecutivamente; e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Recife, Luis Eustáquio.
O prefeito do Recife João da Costa afirmou que é um desafio criar um sistema de saúde universal que atenda a todos de forma eficaz, mas que a gestão se empenha em oferecer qualidade no atendimento aos usuários. “Esta Conferência é importante para fazermos um balanço do que já conquistamos e melhorarmos o serviço, oferecendo qualidade como alternativa para as pessoas viverem melhor”, disse. Ele ainda ressaltou que os problemas estão sendo enfrentados e que Recife é uma das capitais que atende mais de 70% da população (o que corresponde a 800 mil habitantes).
João da Costa destacou que melhoras estão sendo implantadas no sistema de acolhimento dos usuários, com a integração com as urgências através de parcerias com as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento do Estado) e que hoje o SAMU Recife e o Programa Academia da Cidade são referências nacionais. O secretário municipal de Saúde Gustavo Couto também falou dos avanços. “Reduzimos índices de filariose (quase a totalidade), mortalidade infantil e dengue no município. Saímos do número 27 para 251 equipes de Saúde da Família, implementamos o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para beneficiar pessoas que sofrem de doenças crônicas e não podem se locomover até um hospital e ainda temos o SAMU qualificado com dois helicópteros disponíveis pelo convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, frisou o secretário.
Gustavo Couto ressaltou que outra ação importantíssima foi iniciada: a discussão com os governos estadual e federal de um Plano de Combate ao Crack. “Vamos discutir todas as dificuldades e melhorias na saúde do Recife. Nesta Conferência, teremos debate e enfrentamento para criarmos linhas de consenso perante à diversidade de opiniões”, concluiu. Já o secretário da pasta do Estado, Antônio Figueira, reafirmou que não acredita em avanços sem a interação com os municípios. “O SUS é um pacto inter-federativo e vamos trabalhar para fortalecê-lo”, argumentou, lembrando que a Conferência Estadual de Saúde acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro.
O coordenador do CMS-Recife Diego Pessoa desejou a todos uma boa Conferência. “Recife tem tradição em lutas políticas e tenho certeza de que vamos fazer uma boa conferência para melhorar cada vez mais o serviço do SUS”, encorajou os presentes. O representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, convocou todos a também participarem da luta pela aprovação da Emenda Constitucional 29 que versa sobre as definições orçamentárias para a saúde pública.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)




                                                                                                           foto: Bárbara Travassos
Residentes da área de saúde da família facilitaram os grupos de trabalho

À tarde, os grupos de trabalho se reuniram e foram conduzidos pelos residentes da área de saúde da família da rede municipal, responsáveis pela relatoria da Conferência. Eles avaliaram as políticas de saúde em execução no Recife e verificaram os pontos que faltam ser atingidos pelo Plano Municipal de Saúde com vigência 2010-2013. As propostas foram levadas à plenária nas áreas de vigilância e atenção à saúde com os temas Expansão da Estratégia de Saúde da Família; Readequação das Unidades de Atenção Básica; Ampliação do Programa Academia da Cidade; Consolidação das ações de controle em DST/AIDS; e Melhoria dos sistemas de informação e comunicação do setor.





                                                                                                 foto: Bárbara Travassos
Regimento Interno foi apresentado pelo coordenador do CMS


O coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) Diego Pessoa fez a leitura do Regimento Interno da 10ª Conferência de Saúde do Recife que foi aprovado por unanimidade. O ato foi o 1º momento solene do evento e foi auxiliado pela vice-coordenadora do Conselho Valderlene Guimarães.

                                                                                                 foto: Bárbara Travassos
Grupo da Academia da Cidade leu um cordel para os conferencistas
                                                                                                  foto: Bárbara Travassos

Depois do Cordel a equipe esquentou a platéia com exercícios



                                                                                                                                   foto: Bárbara Travassos
Côco de Pisada fez a abertura do evento


O grupo Côco de Pisada marcou a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando do SUS através da participação popular. Logo em seguida, integrantes do Programa Academia da Cidade apresentaram um cordel que incentivava os participantes da Conferência a exercerem seu papel de cidadãos e a desenvolverem o controle social nas políticas públicas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário