terça-feira, 16 de outubro de 2012

Recife sedia o Fórum Norte e Nordeste de Conselhos de Saúde



Evento é uma parceria entre Estado e Município e contará com cerca de 300 pessoas em um intercâmbio de experiências entre os conselhos do Norte e Nordeste.

Sob o tema “O Controle Social integrando o Norte e o Nordeste”, a capital pernambucana, Recife, sediará de 13 a 15 de dezembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o VII Fórum de Conselhos de Saúde das Capitais e Estaduais do Norte e Nordeste. O evento tem como finalidade aproximar relações entre estados e estabelecer parcerias no intuito de obter cooperação mútua entre os participantes, além de fortalecer as regiões mais necessitadas e proporcionar iniciativas de reestruturação ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região Norte e Nordeste.

Durante os três dias do fórum, cerca de 300 pessoas, entre elas: profissionais que compõem o quadro de conselheiros de Saúde dos Estados e das capitais nordestinas, secretários executivos dos conselhos estaduais, assessores técnicos, coordenadores de plenária nacional dos estados do Nordeste, entre outros, devem comparecer ao evento.

“Este fórum dará continuidade ao trabalho de fortalecer o controle social nos Estados do Norte e Nordeste, frente ao objetivo de fortalecer o controle social por meio de estratégias que primem pelas especificidades de cada região, além de proporcionar a troca de experiências e estimular o debate permanente acerca da importância do Controle Social.”, explica a secretaria executiva do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), Suzana Assis.  

Para o evento, que terá como expectativa maior contribuir no sentido de que os conselhos sejam reconhecidos nos seus papéis de colaboradores para a melhoria do SUS, é esperada a participação dos estados do Maranhão, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

“Nós queremos mostrar a autonomia dos conselhos para exercerem o controle social, analisando, avaliando, refletindo e propondo estratégias para o fortalecimento do SUS e do Controle Social das regiões e propor alternativas, por meio de um intercâmbio entre os conselhos, que garantam mais resolutividade nas políticas de saúde destes locais”, enfatiza o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa do CES/PE, José Ribeiro.



com informações da Assessoria de Comunicação do CES

Nenhum comentário:

Postar um comentário