segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CMS-Recife participa de Curso Nacional de Conselhos de Saúde


O CMS-Recife participará do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), promovido pelos Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até agora nove conselheiros da capital pernambucana se matricularam na capacitação que teve o prazo de inscrição prorrogado para 5 de novembro.

Elzanira da Silva, Juscilene de Carvalho Lima, Manoel da Silva, Jucelino Nunes, Mariluce Amâncio, Priscila Albuquerque, Naiade Costa, Elani Ximenes e Rosicleide Barbosa vão participar do Quali Conselhos. O curso tem o objetivo de promover a “orientação técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil por meio da qualificação de seus conselheiros nos temas da participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes”.  

O Quali Conselhos terá a carga horária de 116 horas na modalidade Educação à Distância (EaD) em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Internet), com três encontros presenciais, tendo ao todo duração de quatro meses. A meta para 2013 é capacitar 8 mil conselheiros, em todo o Brasil, e 24 mil até 2014.

Para participar do curso é necessário que o conselho de origem esteja inscrito no Programa de Inclusão Digital (PID) do Ministério da Saúde e que o conselheiro obedece aos seguintes requisitos: ser indicado pelo conselho de saúde, estar no exercício da função de conselheiro de saúde, possuir endereço eletrônico (e-mail) e conhecimentos básicos para manusear computadores, aplicativos e recursos de conectividade à Internet e disponibilidade de carga horária de 10 horas semanais para desempenhar as atividades do curso.

Este curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do Ministério da Saúde e terá o conteúdo programático divido em quatro unidades: I  - Democracia, Participação e Representação nos Conselhos de Saúde; II - Gestão e Financiamento do SUS; III - Interssetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e IV - Trabalho em Rede no âmbito dos Conselhos de Saúde.

De acordo com o coordenador da capacitação em Pernambuco, o pesquisador da Fiocruz/PE Domício Sá, o resultado esperado com a implementação desta política não é apenas numérico e, sim, qualitativo. “Temos a pretensão ainda mais ousada e inovadora que é estimular um processo de educação permanente, com a participação de todo conselho envolvido e também das entidades que são as bases dos segmentos dos conselhos”, frisou Domício.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário