sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conselho avalia Projeto Pró-Saúde

O conselheiro Marcos Antônio (esq) participou da reunião do Pró-Saúde

O Conselho de Saúde do Recife, através do representante dos usuários Antônio Marcos da Silva, avaliou o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional – Pró-Saúde – Fase II. O projeto foi aprovado, nesta sexta-feira (2), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, Hospital Oswaldo Cruz, Santo Amaro.

Entre as ações previstas no projeto estão a ampliação de verba para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares nos espaços de formação dos profissionais de saúde; planejamento e desenvolvimento de protocolos de atendimento para a rede básica e de média complexidade. Além desses pontos, está inclusa a capacitação dos docentes e preceptores mediante curso de Especialização em Pedagogia do ensino Superior em Saúde.

O conselheiro Marcos Antônio da Silva destacou o papel do Conselho na implantação deste projeto. “O CMS-Recife vai fiscalizar o andamento dos processos deste trabalho do Pró-Saúde . Isso é bom para os usuários”, disse. 



ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO RECIFE É DISCUTIDA EM PLENO








A Política de Assistência Farmacêutica do Recife foi discutida, na tarde desta quinta-feira (1º), em pleno do CMS-Recife. O gerente da Farmácia, Hermias Veloso, explanou sobre toda a sistemática de distribuição de medicamentos nas unidades de saúde das seis regiões político-administrativas e quais ações estão sendo implementadas para melhor atender aos usuários de saúde.

Atualmente, a gestão fornece gratuitamente medicamentos para 117 Unidades de Saúde da Família; 3 maternidades; 11 policlínicas; 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); 6 CAPS ad para tratamento de álcool e outras drogas; 2 hospitais pediátricos; 5 hospitais psiquiátricos; 5 hospitais gerais estaduais; entre outros. Só em 2010, foram gastos cerca de R$ 43.500.000,00 com a assistência farmacêutica na rede municipal.

Até 2012, o serviço será  ampliado e qualificado com a capacitação dos atendentes das farmácias e com o acréscimo de medicamentos para tratamento de labirintite, rinite alérgica, antiespamódico urinário e o de ação medular, antidepressivo e analgésicos. Entre as ações programadas para esses próximos anos estão também a ampliação do atendimento em homeopatia e a implantação da assistência em fitoterapia na rede de saúde do Recife. 

As principais dificuldades destacadas pelo gerente Hermias Veloso na administração da Assistência Farmacêutica do Recife são a falta de carreira para o pessoal de nível médio, os entraves para alocação de recursos do Estado e do Ministério da Saúde, e o cumprimento dos prazos de fornecimento das medicações pelas empresas contratadas por licitação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário