terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oficina debate o papel do conselheiro de saúde no Controle Social

Tamiles Cordeiro falou sobre o Controle Social e o Serviço Social
Teve início, nesta terça-feira (27), na Policlínica Agamenon Magalhães – Afogados, o ciclo de palestras da Oficina Temática “A importância do conselheiro no fortalecimento do Controle Social da Saúde” promovido pelo CMS-Recife. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da estagiária do Conselho Tamiles Cordeiro e tem o objetivo de discutir a participação popular nas políticas públicas de saúde.

Estiveram presentes, no encontro, conselheiros de saúde, o coordenador Adrião Albuquerque, o secretário executivo Antônio Gomes e a gerente Rita Tenório, todos do Distrito V; a gerente da policlínica e membros da equipe da Secretaria Executiva do CMS-Recife. A estagiária Tamiles Cordeiro explanou o projeto, abordando temas como “Participação Popular”; “Controle Social”; “Universalidade do SUS”; “Regulamentação dos Conselhos de Saúde”; “A importância dos Conselheiros no fortalecimento do SUS”; e a contribuição do Serviço Social para o Controle Social”.

Adrião Albuquerque elogiou a iniciativa e ressaltou a importância dos usuários e trabalhadores no exercício do Controle Social. Já a gerente Rita Tenório disse que “é necessário um exército de pessoas, não apenas fiscalizando, e sim, planejando o melhoramento das unidades de saúde.

Representantes do Distrito V na mesa
A secretária executiva do CMS-Recife Suzana Assis alertou os participantes que é importante que haja uma sensibilização para a prática do Controle Social. “Existe uma necessidade de reencantamento pelo SUS. Precisamos sempre resgatar o passado para planejar bem o futuro de um SUS que foi implantado, mas falta ser efetivado”, destacou a secretária.

Tamiles Cordeiro deixou uma mensagem de incentivo a todos os conselheiros de saúde: “Permanecer na luta é necessário. Cada um de nós tem que ser igual ao beija-flor. Mesmo que a água que carregamos em nosso bico seja pouca, ao menos, estamos fazendo a nossa parte.”

Como resultado da Oficina, além da troca de experiências entre conselheiros de saúde, serão encaminhadas propostas a serem debatidas na Conferência Estadual nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Esta primeira etapa foi realizada no Distrito Sanitário V e as próximas já agendadas acontecerão no dia 4 de outubro na sede do Distrito II e no dia 5 no Distrito IV, na Policlínica Lessa de Andrade.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)

Um comentário:

  1. Nosso reconhecimento ao CMS-Recife pela iniciativa do encontro. O controle social e a democracia se fortalecem a partir da contribuição de todos. Um reconhecimento, em especial, a palestrante Tamiles Cordeiro, pela condução do evento, pois proporcionou momentos de debate, aprendizado e troca de experiências. O Secretaria Executiva do Conselho Distrital V agradece a todos os participantes pela presença e fica a disposição para outras oportunidades de desenvolvimento coletivo aconteçam.

    Parabéns a todos!

    Antonio Gomes
    Secretário Executivo
    Conselho Distrital de Saúde
    Distrito Sanitário V

    ResponderExcluir