quarta-feira, 23 de maio de 2012

Papel dos conselhos das unidades de saúde é discutido


O Conselho de Saúde do Distrito Sanitário (CDS) IV realizou, na tarde desta terça-feira (22), uma reunião, na Policlínica Lessa de Andrade - Madalena, para divulgar e discutir as competências e a missão dos conselhos gestores de unidade. Participaram do encontro, representantes de movimentos sociais e do controle social da saúde integrantes dos conselhos distritais e de unidades, além do Conselho Municipal de Saúde, CMS-Recife, através do coordenador da Comissão de Formação e Articulação, Marcos Antônio da Silva.

Integração entre conselhos foi destaque da reunião
A secretária executiva do CDS IV Jeanne Pereira explicou a todos os presentes a missão dos conselhos de unidade que é reformular estratégias e controlar a execução de políticas públicas de saúde na abrangência local. Ela ainda ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o distrito e o município para um bom resultado de controle social. “Esta reunião tem o objetivo de fazer a integração dos conselhos de unidade com o conselho distrital, destacando o espírito de equipe e a coletividade”, disse.

A gestora do Distrito IV Roseli Nascimento também falou sobre a necessidade de se discutir o papel dos conselheiros dentro de uma organização integrada no controle social. “É importante discutir a função dos conselhos de unidade e do conselho distrital, mas é extremamente necessário que todos os conselheiros conheçam as ações do Plano Municipal de Saúde para acompanhá-las e fiscalizá-las”, ponderou.

Entre as competências dos conselhos de unidade estão discutir as questões da unidade de saúde, observando as deliberações da Conferência de Saúde; receber e sistematizar denúncias de usuários e trabalhadores; acompanhar e avaliar o impacto das ações de assistência à saúde e vigilância nos indicadores de saúde  local; e propor ações de aprimoramento dos espaços de participação popular e controle social.

Dinâmica reforçou a importância do trabalho em equipe
Ao final da reunião, todos os participantes fizeram uma dinâmica de grupo em que, formando um círculo representativo de integração, falaram palavras que estão contidas no trabalho de equipe do controle social da saúde: entendimento, paciência, esperança, comprometimento, saúde, união, integração e democracia.








Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE -  4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário