quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fórum de Saúde Bucal é realizado pelo CMS-Recife



O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife realiza nesta terça-feira (20) o I Fórum de Saúde Bucal do Recife com vistas à construção de novas políticas públicas que ampliem e aperfeiçoem os serviços de saúde bucal no Município. O evento acontece até o final da tarde e reúne mais de 200 participantes, entre eles o secretário de Saúde da Capital, Humberto Antunes, o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, o coordenador Estadual, Paulo César de Oliveira, além da coordenadora Municipal, Ana Beatriz Vasconcelos e de representantes da Associação Brasileira de Odontologia.

“Estamos ampliando o acesso aos nossos serviços de saúde como um todo, incluindo a saúde bucal, cuja política está cada vez mais fortalecida. Agora temos mais Centros Especializados Odontológico, urgência 24 horas em quatro unidades, laboratório de próteses e ampliação do número de equipes de saúde bucal nas Unidades de Saúde da Família”, disse o secretário Humberto Antunes. Durante o encontro, a coordenadora municipal apresentou o programa Recife Sorrindo Mais. Em seguida foram iniciadas as discussões sobre a política no Estado e a política nacional Brasil Sorridente. 




informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Recife

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Evento debate Educação Permanente no Controle Social do SUS


Os conselheiros de saúde do CMS-Recife Gilda Guimarães e Rildo Fernandes participarão da segunda-feira (12) até a quarta-feira (14) da Oficina Regional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. O evento acontecerá, a partir das 8h, no Hotel Dorisol, Avenida Bernardo Vieira de Melo,1624 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes - PE.

A oficina é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde, com o apoio da Secretaria de Gestão Participativa (SGETS) do Ministério da Saúde. O debate da educação permanente reúne conselheiros e conselheiras de saúde para formular estratégias de fortalecimento dos conselhos de saúde de todo o Brasil.




Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CMS promove I Fórum de Saúde Bucal do Recife


O Conselho Municipal de Saúde do Recife está promovendo, no dia 20 de novembro, o I Fórum de Saúde Bucal do Recife a ser realizado no hotel Barramares – Av. Beira Mar, 544, bairro de Piedade – Jaboatão dos Guararapes. O evento tem o objetivo de discutir as políticas públicas para o setor no âmbito municipal e trará, ainda, o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, do Ministério da Saúde.

A programação do fórum também contará com a participação do coordenador de Pernambuco de Saúde Bucal, Paulo César de Oliveira, que abordará as políticas adotadas na área no âmbito do Estado. A Política Municipal de Saúde Bucal “Recife Sorrindo Mais” será apresentada pela coordenadora do programa Ana Beatriz Vasconcelos.

O Papel do Controle Social na Política de Saúde Bucal será tema de palestra ministrada pelo conselheiro de saúde do Recife Petrônio Martelli, professor adjunto do Dpto. de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. As inscrições estão abertas para os profissionais de saúde interessados, através do e-mail recifesorrindomais@gmail.com com número de vagas limitadas e participações a serem confirmadas.




Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE  4654) 




PROGRAMAÇÃO






Fiscalização apura falta de medicamentos e sistema falho em Farmácia da Família


A Comissão de Fiscalização, em apuração rotineira de denúncias, constatou que o sistema de informação tecnológica da Farmácia da Família do Distrito Sanitário IV, localizada na unidade tradicional de saúde José Dustan, bairro da Iputinga, fica freqüentemente fora do ar e também faltam medicações controladas. Isto causa transtornos aos usuários que ainda reclamam da distância deste estabelecimento para as unidades de saúde locais que deveriam ser de no máximo 200 metros, conforme estabelecidos em Conferência de Saúde.
A insatisfação também gira em torno dos pacientes acamados e idosos que não recebem atendimento adequado e medicamentos em casa como regulamentado pelo Plano Municipal de Saúde. A comissão está agendando uma reunião com a Secretaria de Saúde do Recife para os devidos esclarecimentos.



com informações da Comissão de Fiscalização

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Conselho Nacional de Saúde inicia processo eleitoral



O Conselho Nacional de Saúde iniciou o processo eleitoral que vai escolher novas representações da sociedade civil para atuar ao longo do triênio 2012/2015.

As inscrições vão até o dia 10 de novembro. A eleição será realizada no dia 27 deste mês, em Brasília e a posse dos novos membros do CNS será realizada no dia 12 de dezembro, também na Capital Federal.

Outras informações: (61) 3315-2472 ou eleicoes.cns@saude.gov.br ou ainda através do site http://conselho.saude.gov.br/webeleicao/index.htm


com informações do Conselho Nacional de Saúde

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Câncer do Colo do Útero e de Mama foram tema de evento nesta quarta


O Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros – Cisam ficou movimentado, na manhã desta quarta-feira (30), para a realização de uma ação contra o câncer do colo do útero e de mama promovida através de uma parceria entre Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Estado, Universidade de Pernambuco (UPE) e a comunidade do bairro da Encruzilhada.
                                                                                                               foto: Bárbara Travassos
Benita Spinelli falou da importância do auto-exame de mama
Logo cedo, as mulheres que aguardavam atendimento para realizar o exame preventivo ginecológico participaram de um abraço coletivo e de uma ciranda para fortalecer os laços afetivos e do conhecimento. A coordenadora da Política de Saúde da Mulher do Município, Benita Spinelli, falou que o objetivo do evento era a conscientização da realização de exames. “Temos que alertar as mulheres que aqui estiverem sobre a importância de fazerem o preventivo e repassarem esta informação a parentes e vizinhas. O câncer do colo do útero pode ser evitado, tem prevenção, e o câncer de mama se diagnosticado no início tem cura”, afirmou.

O evento também marcou a comemoração do 27 de outubro “Dia Municipal e Estadual de Prevenção do Câncer de Colo do Útero” e do Outubro Rosa – Prevenção do Câncer de Mama. Além de orientação da saúde reprodutiva e sexual da mulher, foram distribuídos preservativos femininos e masculinos e à tarde a programação contou com uma palestra, o “Café Científico”, envolvendo estudantes e residentes de enfermagem, medicina e da área da saúde da UPE, assistentes sociais e enfermeiros do CISAM e técnicos da Prefeitura do Recife.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Política de Saúde da Mulher é apresentada no Conselho




A Comissão de Fiscalização do Conselho de Saúde do Recife fará visitas a duas maternidades da rede municipal: a Barros Lima (localizada no bairro de Casa Amarela) e a Bandeira Filho (bairro de Afogados). A ação tem o objetivo de verificar o cumprimento da Lei 9.263 de 1993 que versa sobre a esterilização cirúrgica voluntária de mulheres com capacidade civil plena, maior que 18 anos e que tenham dois filhos ou 25 anos de idade, tendo ou não filhos.

A iniciativa dos conselheiros partiu da discussão realizada em sessão plenária ordinária realizada no CMS-Recife na última quinta-feira (25). Na ocasião, a coordenadora da Política de Saúde da Mulher do Município, Benita Spinelli, falou sobre a contracepção cirúrgica voluntária como um direito das cidadãs recifenses que deve ser cumprido nas unidades de saúde geridas pela Prefeitura. Os participantes da reunião alegaram desconhecer a referida lei e afirmaram não estarem cientes da adoção desta política nas duas maternidades autorizadas, citadas acima, a fazerem o procedimento no Recife.

Entre outros assuntos, a gestora apresentou dados do perfil epidemiológico da cidade, em que 45% das mulheres de 25 a 64 anos são atendidas pela rede. Na prevenção do câncer do colo de útero, o município realiza 40 exames por mês nos equipamento de saúde da família (ESF) e está ampliando o Programa Amigas do Peito de prevenção do câncer de mama.


 Pleno do CMS Recife avalia os indicadores do Pacto de Saúde de 2012 

O Pleno, recebeu, nesta última quinta-feira,o diretor de Planejamento da Secretaria da Pasta,Alberto Feitosa, apresentado o Balanço dos Indicadores de Saúde 2012 do Recife. Entre as metas a serem alcançadas de acordo com referências do Ministério da Saúde, o município atingirá 53,41% da cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica até o final deste ano. O Conselho de Saúde do Recife aprovou o pacto com ressalva em alguns indicadores, deliberando que uma equipe de conselheiros deve participar da (re)elaboração deste balanço, garantindo, entre outros indicadores, a meta de 70% de cobertura da Atenção Básica definida na 10ª Conferência Municipal de Saúde.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Irregularidades são apontadas na unidade de saúde do Casarão do Cordeiro


A Comissão de Fiscalização do Conselho de Saúde do Recife, em suas visitas rotineiras aos equipamentos  públicos da rede municipal, apurou, recentemente, após denúncia, que a unidade de saúde da família Casarão do Cordeiro está com atendimento defasado e falta de médico no local. Os conselheiros se reuniram com a gerência de território do Distrito Sanitário IV que afirma a liberação da médica clínica geral para transferência em outro setor. Os usuários da unidade de saúde confirmaram o fato da médica estar sofrendo ameaças por moradores do conjunto habitacional em vulnerabilidade social, localizado ao redor do Casarão.

Os membros da equipe de Fiscalização entendem que as ações de intervenção nos Distritos Sanitários pelos gerentes deveriam ser mais freqüentes, pois as condições do Casarão do Cordeiro estão péssimas: a estrutura está insalubre com mato alto cobrindo a unidade, cupim no telhado, água das torneiras com mau cheiro, mofo nas paredes devido a infiltrações e até presença de escorpiões.

Os conselheiros estão preparando um relatório para enviar à Secretaria de Saúde, constando os problemas da unidade inspecionada e solicitando respostas para que as devidas providências sejam tomadas com urgência.




(com informações da Comissão de Fiscalização)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fiscalização denuncia falta de profissionais de saúde concursados do Recife


A Comissão de Fiscalização do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife em recentes visitas a unidades de saúde de vários distritos sanitários da cidade tem constatado a falta de médicos (clínicos gerais e especialistas), técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e dentistas que deveriam atender a população. Isto se deve ao fato de que o contrato da maioria destes profissionais terminou e os aprovados em concurso público realizado em abril deste ano pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife ainda não foram convocados, provocando atrasos nos atendimentos das demandas diárias das unidades da rede municipal de saúde.

           O papel do CMS-Recife é o do controle social da saúde que tem o objetivo de propor e fiscalizar as ações públicas para o setor no âmbito do município. A Comissão de Fiscalização entende que o dever do Conselho é zelar pela melhoria das condições de saúde para toda a população, atendendo suas reais necessidades.
       
            A Secretaria de Saúde do Recife informou que, nesta terça-feira (16), saiu a nomeação de alguns profissionais aprovados no concurso e a assessoria de imprensa dará a resposta oficial à matéria, em formato de nota, na segunda-feira (22).



(com informações da Comissão de Fiscalização do CMS-Recife)



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Recife sedia o Fórum Norte e Nordeste de Conselhos de Saúde



Evento é uma parceria entre Estado e Município e contará com cerca de 300 pessoas em um intercâmbio de experiências entre os conselhos do Norte e Nordeste.

Sob o tema “O Controle Social integrando o Norte e o Nordeste”, a capital pernambucana, Recife, sediará de 13 a 15 de dezembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o VII Fórum de Conselhos de Saúde das Capitais e Estaduais do Norte e Nordeste. O evento tem como finalidade aproximar relações entre estados e estabelecer parcerias no intuito de obter cooperação mútua entre os participantes, além de fortalecer as regiões mais necessitadas e proporcionar iniciativas de reestruturação ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região Norte e Nordeste.

Durante os três dias do fórum, cerca de 300 pessoas, entre elas: profissionais que compõem o quadro de conselheiros de Saúde dos Estados e das capitais nordestinas, secretários executivos dos conselhos estaduais, assessores técnicos, coordenadores de plenária nacional dos estados do Nordeste, entre outros, devem comparecer ao evento.

“Este fórum dará continuidade ao trabalho de fortalecer o controle social nos Estados do Norte e Nordeste, frente ao objetivo de fortalecer o controle social por meio de estratégias que primem pelas especificidades de cada região, além de proporcionar a troca de experiências e estimular o debate permanente acerca da importância do Controle Social.”, explica a secretaria executiva do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), Suzana Assis.  

Para o evento, que terá como expectativa maior contribuir no sentido de que os conselhos sejam reconhecidos nos seus papéis de colaboradores para a melhoria do SUS, é esperada a participação dos estados do Maranhão, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

“Nós queremos mostrar a autonomia dos conselhos para exercerem o controle social, analisando, avaliando, refletindo e propondo estratégias para o fortalecimento do SUS e do Controle Social das regiões e propor alternativas, por meio de um intercâmbio entre os conselhos, que garantam mais resolutividade nas políticas de saúde destes locais”, enfatiza o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa do CES/PE, José Ribeiro.



com informações da Assessoria de Comunicação do CES

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CMS-Recife participa de Curso Nacional de Conselhos de Saúde


O CMS-Recife participará do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), promovido pelos Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até agora nove conselheiros da capital pernambucana se matricularam na capacitação que teve o prazo de inscrição prorrogado para 5 de novembro.

Elzanira da Silva, Juscilene de Carvalho Lima, Manoel da Silva, Jucelino Nunes, Mariluce Amâncio, Priscila Albuquerque, Naiade Costa, Elani Ximenes e Rosicleide Barbosa vão participar do Quali Conselhos. O curso tem o objetivo de promover a “orientação técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil por meio da qualificação de seus conselheiros nos temas da participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes”.  

O Quali Conselhos terá a carga horária de 116 horas na modalidade Educação à Distância (EaD) em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Internet), com três encontros presenciais, tendo ao todo duração de quatro meses. A meta para 2013 é capacitar 8 mil conselheiros, em todo o Brasil, e 24 mil até 2014.

Para participar do curso é necessário que o conselho de origem esteja inscrito no Programa de Inclusão Digital (PID) do Ministério da Saúde e que o conselheiro obedece aos seguintes requisitos: ser indicado pelo conselho de saúde, estar no exercício da função de conselheiro de saúde, possuir endereço eletrônico (e-mail) e conhecimentos básicos para manusear computadores, aplicativos e recursos de conectividade à Internet e disponibilidade de carga horária de 10 horas semanais para desempenhar as atividades do curso.

Este curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do Ministério da Saúde e terá o conteúdo programático divido em quatro unidades: I  - Democracia, Participação e Representação nos Conselhos de Saúde; II - Gestão e Financiamento do SUS; III - Interssetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e IV - Trabalho em Rede no âmbito dos Conselhos de Saúde.

De acordo com o coordenador da capacitação em Pernambuco, o pesquisador da Fiocruz/PE Domício Sá, o resultado esperado com a implementação desta política não é apenas numérico e, sim, qualitativo. “Temos a pretensão ainda mais ousada e inovadora que é estimular um processo de educação permanente, com a participação de todo conselho envolvido e também das entidades que são as bases dos segmentos dos conselhos”, frisou Domício.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vice-coordenadora participa de Fórum Nacional sobre AIDS

A vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife Elzanira da Silva está participando do VIII Fórum UNGAS - AIDS Brasil que acontece, no Hotel Jangadeiro, Boa Viagem, hoje (04) e amanhã (05). O objetivo do evento é discutir a participação da sociedade civil nas políticas de assistência às pessoas com HIV e AIDS.

Elzanira representou o controle social
Para a conselheira, é preciso que o controle social se faça presente em todas as instâncias propositivas de políticas públicas para fortalecer o setor da saúde. "O Conselho deve estar nesses espaços porque a qualidade do atendimento das pessoas com AIDS no SUS precisa melhorar muito e devemos levar este debate para os setores afins", disse Elzanira da Silva.

Entre os temas abordados durante o encontro, está a participação democrática e o controle social nas políticas para os portadores do vírus. Ainda estão sendo discutidas a sustentabilidade econômica dos movimentos sociais, as ações do Governo para o Marco Regulatório para OSC (Organização da Sociedade Civil) no Brasil, influências religiosas nas políticas HIV/AIDS e a efetivação da aplicação dos recursos públicos no setor.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CMS participa de avaliação do Plano Municipal de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

Mariluce Amâncio (à direita) e Elzanira da Silva (à esquerda)


As conselheiras de saúde Elzanira da Silva e Mariluce Amâncio participaram, representando o CMS-Recife, do Seminário de Atualização do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 deste mês, no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco, na Boa Vista.

O seminário foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes – COMDICA Recife. Entre os eixos debatidos estiveram: atendimento integral e prevenção; defesa e responsabilização; protagonismo juvenil e formação; comunicação, mobilização e articulação; orçamento, monitoramento e avaliação.

Representantes do controle social da saúde, Mariluce Amâncio e Elzanira da Silva, analisaram as políticas como de grande relevância, inclusive, para a saúde pública das crianças e dos adolescentes. Elas ficaram no grupo de debate do eixo temático “Comunicação, Mobilização e Articulação”.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Recife é destaque no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde

O CMS-Recife apresentou trabalho no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, nesta sexta- feira (14), em Salvador. A assessora de comunicação do Conselho Bárbara Travassos fez uma explanação sobre "Políticas de Comunicação no SUS: um estudo de caso sobre o Conselho Municipal de Saúde do Recife", tema da sua pós graduação lato sensu em Administração Pública e Direito Público.

SUS: Comunicação para o fortalecimento do controle social
A jornalista frisou para os presentes que é necessário planejamento e execução contínuos para a divulgação das ações do controle social para o fortalecimento do SUS. "Temos que entender que o espaço democrático da criação dos conselhos de saúde e da realização das conferências do setor são direitos constitucionais, garantidos pela Lei 8.142 de 1990, que devem ser exercidos e divulgados amplamente", disse.

 Ela abordou ainda a importância da participação da sociedade civil organizada nos conselhos de saúde e explicou que o CMS-Recife faz capacitações em comunicação e saúde para conselheiros distritais e municipais desde 2010. A experiência de sucesso do conselho do Recife em Planejamento de Comunicação no SUS também foi apresentada no I Seminário de Comunicação, Informação e Tecnologia em Saúde de Pernambuco.

As ferramentas de informação e comunicação do Conselho foram destacadas: o Jornal CMS-Recife (desde 2005 e está na sua 14 edição), o Boletim Eletrônico ( enviado para conselheiros de saúde, entidades parceiras e e-mails cadastrados) o Blog, o Twitter e a FanPage do Facebook ( criada recentemente ). Os conselheiros Izabel Fabrício e Juscelino Nunes estiveram presente no Encontro.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

CMS-Recife apresentará trabalho no 1º Encontro Nordeste Comunicação e Saúde


As políticas e ferramentas de comunicação implementadas no CMS-Recife serão focos de debate no 1º Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, em Salvador. O evento é uma organização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e acontecerá, em Salvador, entre os dias 12 e 14 de setembro. A assessora de comunicação do Conselho, Bárbara Travassos, fará uma exposição sobre o trabalho “Políticas de Comunicação no SUS: um estudo de caso sobre o Conselho Municipal de Saúde do Recife”, tema da sua monografia na pós graduação lato sensu em Administração Pública e Direito Público.

  Comunicação do CMS já foi apresentada em encontro estadual
O painel com a apresentação do CMS-Recife acontecerá às 8h da sexta-feira, dia 14. A outra expositora será Carine Queiroz com a palestra “A saúde no contexto da participação e das Iniciativas Culturais Kaimbé”. A organização do evento divulgou que entre 228 resumos enviados, selecionou 67 trabalhos entre relatos de experiência, pesquisas científicas e vídeos, abordando questões de informação, comunicação, interação e vivências na área da saúde.

Os conselheiros de saúde do Recife Maria Izabel Fabrício e Juscelino Nunes participarão do evento. O encontro é um “espaço interativo de atores sociais de alguma forma sensíveis à multifacetada área da Comunicação e Saúde” e tem o objetivo de mapear inovações em objetos, teorias e métodos de pesquisa e ação com ênfase no campo da recepção, além de socializar vivências de estratégias e suas metodologias múltiplas.



Confira os vídeos selecionados:

Filhos de Tapera (Tempo: 12min) - Autoria: Gidália Costa Oliveira de Medeiros Santana

Parto Humanizado (Tempo: 12min) - Autoria: Daniel Fróes Souto Maior e Tenille Bezerra

Redução de Danos – uma saída? (Tempo:40min) - Autoria: Eudes Benício Dias

Estágio de vivências no SUS em Brotas de Macaúbas (Tempo: 8min) - Autoria: Fernanda Silva Scher

Sons do SUS (Tempo: 10min) – Autoria: Chenya Valença

Oficina de Danceability (Tempo:12min) - Autoria: Ana Luiza Reis.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Controle Social tem representação na Plenária de Saúde do OP


Foi realizada, nesta sexta-feira (31), a Plenária Temática da Saúde do Orçamento Participativo (OP), no antigo Colégio Nóbrega – Boa Vista. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde do Recife e tem o objetivo de eleger as prioridades de investimento em obras e serviços para o setor.
                                                          foto: Bárbara Travassos
Humberto Antunes prestou contas e Elzanira da Silva compôs a mesa
A vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, Elzanira da Silva, representando o controle social, compôs a mesa de abertura da solenidade em que o secretário de Saúde Humberto Antunes fez um balanço da sua pasta na gestão de 2012. Entre as ações mais votadas para execução, a que ficou em primeiro lugar foi a transformação de três Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) em unidades de atendimento 24h.

Outras prioridades votadas foram a ampliação e a qualificação da cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família para 70%; a transformação do Laboratório Municipal de Saúde para atender 24h os usuários, além de informatizar seus serviços e priorizar as demandas das policlínicas; e consolidar e aperfeiçoar a Atenção Básica, à Media e à Alta Complexidade.

No encontro, estiveram presentes vários conselheiros de saúde do Recife e lideranças comunitárias. Participaram, também, o coordenador do OP, Aurílio Muniz; o representante do OP Saúde, Severino Vigílio; e a secretária da Mulher, Rejane Pereira. Durante a Plenária, 382 participantes do evento se cadastraram e elegeram 30 delegados para acompanhar o andamento das ações votadas.



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pleno do Conselho debate prevenção de acidentes com ciclistas



Adeilza Ferraz apresentou plano
Os conselheiros do CMS-Recife discutiram, nesta quinta-feira (30), o Projeto de Prevenção dos Acidentes de Trânsito entre os Trabalhadores Ciclistas. O trabalho foi apresentado pela diretora de Atenção à Saúde Adeilza Ferraz e é de autoria da Secretaria Municipal de Saúde.

Foi deliberado, em pleno, que uma comissão dos representantes do controle social faria a fiscalização e o papel de construir políticas em conjunto com a gestão deste projeto, através da formação de um comitê. Neste grupo, estão inclusos dois conselheiros do segmento usuário, um conselheiro do segmento trabalhador e um integrante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Recife.

Na sessão plenária, também foram apresentados o artigo do Conselho para no 1º Encontro de Comunicação e Controle Social proposto pela assessora de comunicação Bárbara Travassos e, ainda, a Política de Atenção à Saúde dos Idosos.



CMS-Recife marca presença em fórum estadual LGBT

Representantes do CMS-Recife participaram do I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social. O conselheiro Manoel José da Silva, segmento usuário, e o secretário executivo do Conselho estiveram presentes no evento que foi realizado no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá.


Representantes do controle social
O encontro foi uma promoção do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) com o objetivo de fortalecer o controle social no âmbito da saúde no Estado, tendo sido realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em parceria com o Fórum LGBT de Pernambuco.

No seminário, o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, assinou um documento para a criação de um Comitê Técnico Estadual da Saúde da População LGBT, além de comprometer-se a criar um laboratório Regional para o atendimento especializado aos travestis e transexuais de Pernambuco. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Conselheiros de Saúde do Recife tomam posse




No final da tarde desta segunda-feira (20), foi realizada a cerimônia de posse dos conselheiros municipais de saúde do Recife da gestão 2012-2014. O evento contou com a participação do secretário da pasta Humberto Antunes, do coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Wellington Carvalho, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Luiz Eustáquio, dos representantes dos conselhos distritais de saúde Osvaldo Amorim e Maria Cristina Reis, e do Conselho Estadual de Saúde Marcondes Carneiro. Ao todo, tomaram posse 174 conselheiros de saúde, sendo 126 distritais e 48 municipais.

O evento foi simbólico, uma vez que os conselheiros já estão exercendo seu papel no controle social da saúde desde abril deste ano, mas um marco de muitas conquistas. O secretário Humberto Antunes destacou o compromisso da gestão com o CMS-Recife. “Dificuldades virão, mas precisamos trabalhar em conjunto, de acordo com a nossa realidade orçamentária, construindo políticas de saúde cada vez mais eficazes”, disse.

Já o coordenador do Conselho, Wellington Carvalho, falou sobre o ganho da nova sede do órgão e ressaltou a importância de todos que representam a sociedade dentro do colegiado. “Vamos receber um novo espaço reformado em dezembro. Estou muito feliz em representar, aqui no CMS, os trabalhadores da saúde. Quero dizer que esta responsabilidade tem um único objetivo que é o de melhorar as condições de saúde do nosso município e o acesso do SUS para todos”, enfatizou, lembrando que a vice coordenação do CMS está representada por uma usuária dos serviços públicos da saúde, Elzanira da Silva.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, o vereador Luiz Eustáquio, reafirmou a liberdade de participação na Casa do Povo, a de José Mariano. “Gostaria de lembrar que a população e os conselheiros de saúde podem construir, junto ao legislativo da Câmara de Vereadores, propostas para melhorar a saúde da nossa cidade”, pontuou.
Representando o Conselho Estadual de Saúde, Marcondes Carneiro falou sobre a responsabilidade dos que estão no controle social. “É preciso que os conselheiros se conscientizem da importância do que estão tomando posse. Nosso papel não é só de fiscalização e, sim, de propositura de políticas para a saúde, ajudando os menos favorecidos que usam o SUS”, ponderou.

No ato, a conselheira do segmento usuário Vera Lúcia da Silva assinou o livro de posse em nome de todos os conselheiros municipais de saúde e Maria Cristina Reis, os distritais. O secretário Humberto Antunes entregou ainda os coletes de fiscalização para o coordenador Wellington Carvalho.




Os novos conselheiros cumprirão mandato de dois anos e representam as classes dos usuários (50%), dos trabalhadores (25%) e dos prestadores de serviço e gestores de saúde (25%). Os conselheiros municipais são responsáveis por acompanhar as políticas em toda a cidade, enquanto os distritais se restringem aos distritos sanitários em que atuam.






Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conselho Municipal de Saúde apresenta o novo colegiado nesta segunda




Os conselheiros municipais de saúde do Recife participarão, nesta segunda-feira (20), da cerimônia de posse da gestão 2012-2014. O evento acontecerá no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299, Madalena, a partir das 16h, com a participação do Secretário de Saúde Humberto Antunes. O colegiado teve o nome de seus membros divulgados na portaria do Diário Oficial do Município no dia 4 de abril deste ano.

No evento, estarão presentes 174 conselheiros de saúde, sendo 126 distritais e 48 municipais, escolhidos em votação e que terão a missão de atuar no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), deliberando, fiscalizando e discutindo a criação de novas políticas públicas voltadas para o setor.
Os novos conselheiros cumprirão mandato de dois anos e representam as classes dos usuários (50%), dos trabalhadores (25%) e dos prestadores de serviço e gestores de saúde (25%). Os conselheiros municipais são responsáveis por acompanhar as políticas em toda a cidade, enquanto os distritais se restringem aos distritos sanitários em que atuam.

Controle Social – O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) é um órgão responsável pela fiscalização, propositura e deliberação das políticas públicas de saúde do município. O CMS-Recife é composto por 48 conselheiros, sendo 24 titulares e 24 suplentes, representantes dos segmentos usuários, trabalhadores, gestores e/ou prestadores dos serviços de saúde do Recife. A sua criação se deu com a Lei Nº 15.773 de 18 de junho de 1993 que foi regulamentada em 2006 com a Lei nº 17.280, incluindo as constituições dos conselhos de saúde distritais e de unidade . O colegiado é formado por seis comissões permanentes de saúde:
- Comissão de Planejamento e Orçamento
- Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Ações e Serviços de Saúde
- Comissão de Formação e Articulação dos Conselhos de Saúde
- Comissão de Informação e Comunicação
- Comissão de Ética
- Comissão Executiva