segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Política de Saúde da Mulher é apresentada no Conselho




A Comissão de Fiscalização do Conselho de Saúde do Recife fará visitas a duas maternidades da rede municipal: a Barros Lima (localizada no bairro de Casa Amarela) e a Bandeira Filho (bairro de Afogados). A ação tem o objetivo de verificar o cumprimento da Lei 9.263 de 1993 que versa sobre a esterilização cirúrgica voluntária de mulheres com capacidade civil plena, maior que 18 anos e que tenham dois filhos ou 25 anos de idade, tendo ou não filhos.

A iniciativa dos conselheiros partiu da discussão realizada em sessão plenária ordinária realizada no CMS-Recife na última quinta-feira (25). Na ocasião, a coordenadora da Política de Saúde da Mulher do Município, Benita Spinelli, falou sobre a contracepção cirúrgica voluntária como um direito das cidadãs recifenses que deve ser cumprido nas unidades de saúde geridas pela Prefeitura. Os participantes da reunião alegaram desconhecer a referida lei e afirmaram não estarem cientes da adoção desta política nas duas maternidades autorizadas, citadas acima, a fazerem o procedimento no Recife.

Entre outros assuntos, a gestora apresentou dados do perfil epidemiológico da cidade, em que 45% das mulheres de 25 a 64 anos são atendidas pela rede. Na prevenção do câncer do colo de útero, o município realiza 40 exames por mês nos equipamento de saúde da família (ESF) e está ampliando o Programa Amigas do Peito de prevenção do câncer de mama.


 Pleno do CMS Recife avalia os indicadores do Pacto de Saúde de 2012 

O Pleno, recebeu, nesta última quinta-feira,o diretor de Planejamento da Secretaria da Pasta,Alberto Feitosa, apresentado o Balanço dos Indicadores de Saúde 2012 do Recife. Entre as metas a serem alcançadas de acordo com referências do Ministério da Saúde, o município atingirá 53,41% da cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica até o final deste ano. O Conselho de Saúde do Recife aprovou o pacto com ressalva em alguns indicadores, deliberando que uma equipe de conselheiros deve participar da (re)elaboração deste balanço, garantindo, entre outros indicadores, a meta de 70% de cobertura da Atenção Básica definida na 10ª Conferência Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário