sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Recife é destaque no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde

O CMS-Recife apresentou trabalho no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, nesta sexta- feira (14), em Salvador. A assessora de comunicação do Conselho Bárbara Travassos fez uma explanação sobre "Políticas de Comunicação no SUS: um estudo de caso sobre o Conselho Municipal de Saúde do Recife", tema da sua pós graduação lato sensu em Administração Pública e Direito Público.

SUS: Comunicação para o fortalecimento do controle social
A jornalista frisou para os presentes que é necessário planejamento e execução contínuos para a divulgação das ações do controle social para o fortalecimento do SUS. "Temos que entender que o espaço democrático da criação dos conselhos de saúde e da realização das conferências do setor são direitos constitucionais, garantidos pela Lei 8.142 de 1990, que devem ser exercidos e divulgados amplamente", disse.

 Ela abordou ainda a importância da participação da sociedade civil organizada nos conselhos de saúde e explicou que o CMS-Recife faz capacitações em comunicação e saúde para conselheiros distritais e municipais desde 2010. A experiência de sucesso do conselho do Recife em Planejamento de Comunicação no SUS também foi apresentada no I Seminário de Comunicação, Informação e Tecnologia em Saúde de Pernambuco.

As ferramentas de informação e comunicação do Conselho foram destacadas: o Jornal CMS-Recife (desde 2005 e está na sua 14 edição), o Boletim Eletrônico ( enviado para conselheiros de saúde, entidades parceiras e e-mails cadastrados) o Blog, o Twitter e a FanPage do Facebook ( criada recentemente ). Os conselheiros Izabel Fabrício e Juscelino Nunes estiveram presente no Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário