sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conselho Municipal de Saúde apresenta o novo colegiado nesta segunda




Os conselheiros municipais de saúde do Recife participarão, nesta segunda-feira (20), da cerimônia de posse da gestão 2012-2014. O evento acontecerá no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299, Madalena, a partir das 16h, com a participação do Secretário de Saúde Humberto Antunes. O colegiado teve o nome de seus membros divulgados na portaria do Diário Oficial do Município no dia 4 de abril deste ano.

No evento, estarão presentes 174 conselheiros de saúde, sendo 126 distritais e 48 municipais, escolhidos em votação e que terão a missão de atuar no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), deliberando, fiscalizando e discutindo a criação de novas políticas públicas voltadas para o setor.
Os novos conselheiros cumprirão mandato de dois anos e representam as classes dos usuários (50%), dos trabalhadores (25%) e dos prestadores de serviço e gestores de saúde (25%). Os conselheiros municipais são responsáveis por acompanhar as políticas em toda a cidade, enquanto os distritais se restringem aos distritos sanitários em que atuam.

Controle Social – O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) é um órgão responsável pela fiscalização, propositura e deliberação das políticas públicas de saúde do município. O CMS-Recife é composto por 48 conselheiros, sendo 24 titulares e 24 suplentes, representantes dos segmentos usuários, trabalhadores, gestores e/ou prestadores dos serviços de saúde do Recife. A sua criação se deu com a Lei Nº 15.773 de 18 de junho de 1993 que foi regulamentada em 2006 com a Lei nº 17.280, incluindo as constituições dos conselhos de saúde distritais e de unidade . O colegiado é formado por seis comissões permanentes de saúde:
- Comissão de Planejamento e Orçamento
- Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Ações e Serviços de Saúde
- Comissão de Formação e Articulação dos Conselhos de Saúde
- Comissão de Informação e Comunicação
- Comissão de Ética
- Comissão Executiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário