terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pleno do CMS debate Pró e PET Saúde e aclama colegiado 2012-2013


Políticas dos programas Pró-Saúde e PET Saúde, em parceria com instituições de ensino e o Ministério da Saúde, foram debatidas nesta terça-feira (14) no Pleno do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife). A inserção do controle social na capacitação dos futuros profissionais da saúde pública foi um dos temas abordados dentro dos projetos apresentados. Além dos conselheiros de saúde do Recife, participaram da reunião o assessor executivo da Secretaria Municipal de Saúde Tiago Feitosa e representantes das universidades federal e estadual de Pernambuco (UFPE e UPE).

A coordenadora do PET Saúde da UPE Joselma Cavalcanti Cordeiro ressaltou que o projeto tem foco na formação teórica e no cenário de prática no SUS para estudantes de cursos de saúde. Ela disse que o edital do programa contempla a integração das instituições de ensino superior com os serviços da saúde, da média complexidade, da urgência e emergência, além do fortalecimento do controle social.

Já Eveline Glória Borges Samary que está na coordenação do Pró-Saúde da UPE destacou que o projeto é baseado nos preceitos da educação permanente com ênfase na interdisciplinariedade. A representante do programa da Universidade Federal Elaine Judite Carvalho explicou que nos Pró e PET Saúde são contemplados 13 cursos da área, incluindo superiores e técnicos.

Marta Almeida defendeu o atendimento humanizado
O assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife Tiago Feitosa lembrou que a expectativa da gestão é que esta parceria entre instituições de ensino e unidades públicas de saúde beneficie a rede de Atenção Básica. A conselheira do CMS Marta Almeida, do segmento usuário, revelou a preocupação na efetiva sensibilização dos estudantes e futuros profissionais da saúde no trato com os pacientes, no atendimento humanizado. “Queremos contar com o apoio deste programa nesta porta de entrada que é o controle social”, disse.

Na pauta do Pleno, ainda foram abordados o balanço da Política de Saúde Mental 2011 e a aclamação das chapas para composição do colegiado do CMS-Recife no biênio 2012-2013. Como resultado da referida política, entre os anos de 2009 e 2011, foram fechados 526 leitos de internação de pacientes com problemas de saúde mental, tendo sido abertas 11 Residências Terapêuticas para acolhê-los. Novas ações implantadas com o pioneirismo do Módulo de Reabilitação no Recife permitem que os pacientes recebam tratamento nas unidades de saúde e tenham um acompanhamento em casa. E as entidades que atuarão no controle social da saúde na próxima gestão tomarão posse ainda em março.   



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário