segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Capacitação em "Diretrizes do SUS" qualifica o exercício do controle social

                                                                                                          foto: Bárbara Travassos
Fortalecimento do controle social com "Diretrizes do SUS"

O Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) está realizando mais uma edição da capacitação “Diretrizes do SUS” hoje (19) e amanhã (20), das 8h às 17h. O evento acontece no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, e tem objetivo de ampliar o conhecimento daqueles que exercem o controle social e discutir formas de trabalho entre os conselhos de saúde.




O pesquisador da Fiocruz Domício Sá está ministrando o curso que envolve conselheiros distritais e municipais de saúde que vão trocar experiências e planejar ações a serem implementadas. Os secretários executivos dos distritos sanitários IV e V, Antônio Gomes e Jeanne Silva, respectivamente, além da representante do conselho municipal Suzana Assis, também estão participando da capacitação.




O I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco 





A secretária Suzana Assis foi a facilitadora do evento


O I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco aconteceu, nesta sexta-feira (16), em Serra Talhada, interior do Estado, com a participação da secretária executiva do CMS-Recife  Suzana Assis como facilitadora. O evento teve o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das práticas profissionais dentro dos conselhos municipais e locais de saúde.

A necessidade de uma equipe técnica qualificada para o exercício das funções da Secretaria Executiva foi um dos temas debatidos no Fórum. Suzana Assis destacou que é fundamental seguir os procedimentos administrativos e respeitar o que preconiza o Regimento Interno dos Conselhos. Ela destacou que além de ser um apoio técnico-administrativo dos conselhos, a secretaria executiva é o elo entre os (as) conselheiros (as) e Secretaria de Saúde. “Somos o ‘coração’ dos conselhos porque procedemos com todos os encaminhamentos oriundos dos plenos, das comissões e grupos de trabalho”, disse.
Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário