sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Saúde da População Negra é discutida no Recife


Sony Santos falou sobre saúde para negros

A gerente de Política de Atenção à Saúde da População Negra do Município, Sony Santos, apresentou nesta quinta (10), no Pleno do CMS-Recife, a prestação de contas da pasta. No trabalho, foram apresentadas questões preocupantes para a saúde da população negra, envolvendo desde o nascimento até a morte.

Entre os pontos discutidos, estava a taxa de mortalidade de jovens negros por violência, assassinatos, três vezes superior a de brancos e pardos nos anos de 2009 e 2010. Outra estatística levantada foi de que a maioria das mulheres que morrem durante o parto é de negras. Em relação à contaminação de doenças como AIDS-HIV e tuberculose, os negros também estão saindo em desvantagem tendo, entre eles, o maior número de contaminação da população.

Como Plano de Intervenção, Sony Santos, apresentou algumas ações implementadas para a melhora da saúde e da qualidade de vida da população negra. Desde 2011, várias políticas de combate à anemia falciforme, que afeta muito os negros, foram implantadas, tendo Recife sediado, já em 2009, o 1º Encontro Nacional de Mulheres com Doença Falciforme.

Em 2011, os esforços continuam em capacitar os profissionais da rede de saúde municipal para atender bem a população negra, além da realização de seminários sobre hipertensão, diabetes, glaucoma, hanseníase, violência e racismo contra os negros. Uma das metas do Plano é ampliar a participação do Controle Social dos Terreiros por microrregião, fortalecendo e expandindo a articulação comunitária da Gerência da Saúde da População Negra.



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário