terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conselheiros distritais e municipais de saúde discutem "Diretrizes do SUS"


Domício Sá debateu controle social com conselheiros
Nesta terça-feira (22), o Conselho Municipal de Saúde do Recife reuniu, no auditório do Sindsprev, centro, o colegiado e ainda participantes dos Distritos Sanitários da cidade para discutir o tema Diretrizes do SUS com o foco na gestão pública. Entre os assuntos abordados estão o modelo de Atenção Básica; a dificuldade de gerir a qualidade dos serviços; e a aplicação da legislação na área da saúde pública.




O palestrante Domício Sá, pesquisador da Fiocruz, destacou os instrumentos de planejamento como o Plano Municipal de Saúde (PMS); a Programação Anual  da Saúde (PAS); e o Relatório Anual de Saúde (RAG). Além desse foco, foi explanado o que é o Orçamento Público e o papel do controle social na fiscalização destes recursos.

Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participaram do evento. Conselheiros distritais de saúde tiveram presença expressiva no encontro que se iniciou desde segunda-feira. Durante a palestra, ainda foi mostrado, em vídeo, que as instâncias de controle social são espaços de participação pública na gestão e são uma conquista do regime democrático, onde os conselheiros representam a sociedade.

Acompanhe a entrevista, abaixo, da conselheira de saúde do segmento trabalhador, Ivonete Batista, e do conselheiro de saúde representante dos usuários Ricardo Silva.



Imagens: Cristiano Silva / SINDSPREV



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário