terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conselheiros do Recife marcam presença na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco

Vários representantes dos conselhos de saúde do Recife e de outros municípios participaram da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Convenções – em Olinda. A delegação do CMS-Recife esteve presente nas discussões em grupo, onde defenderam as propostas que foram consolidadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando o SUS através da Participação Popular.

As plenárias temáticas contaram com a participação de delegados de todos os municípios do Estado, totalizando cerca de duas mil pessoas. Foram discutidas e avaliadas as propostas provenientes das conferências municipais realizadas de junho a setembro desse ano. Desta etapa, sairão demandas a serem apresentadas na 14ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada, em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Dois eixos foram discutidos por 12 grupos na Conferência Estadual, enfatizando os temas “Novos modelos de atenção à saúde que atendam aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença” e “Acesso e acolhimento humanizado com qualidade: desafios para o SUS em Pernambuco”. Do total, apenas 35 propostas, separadas em sete diretrizes, poderão ser enviadas para a etapa nacional.


“O apanhado final das propostas trabalhado nas plenárias temáticas foi construído no intuito de facilitar e incluir as pessoas nas discussões”, explica o coordenador da Subcomissão de Relatoria, Domício Sá. Acompanhando o processo pela primeira vez, a conselheira do Distrito VI do Recife Miriam Florêncio destacou a boa participação do público. “Estou percebendo muitas pessoas politizadas aqui contribuindo com uma riqueza de propostas e vontade de melhorar o SUS. Temos que acompanhar os prazos para o cumprimento dessas demandas, fazendo nosso papel de delegados da saúde”, disse. 

Da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco serão eleitos 124 delegados para participar da Conferência Nacional. A eleição partidária, respeita o critério populacional, garantindo assim a participação de todas as regiões.

Confira as fotos da plenárias temáticas da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco.
Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

Nenhum comentário:

Postar um comentário