sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Controle Social é tema de Oficina do CMS-Recife

Tamiles Cordeiro incentivou o debate sobre o Controle Social da Saúde

A importância do conselheiro no fortalecimento do Controle Social da Saúde foi tema de debate da Oficina promovida pelo CMS-Recife nesta quarta (5), na Policlínica Lessa de Andrade - Madalena. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da estagiária do Conselho Tamiles Cordeiro e tem o objetivo de discutir a participação popular nas políticas públicas de saúde.

Representantes dos segmentos trabalhador, gestor e usuário da saúde estiveram presentes no encontro. Compuseram a mesa a Diretora da Policlínica Roseli Nascimento, o conselheiro distrital de saúde Paulo Menezes, o conselheiro municipal Marcos Antônio da Silva e a secretária executiva do CMS-Recife Suzana Assis.

Tamiles Cordeiro abordou temas da Oficina como “Participação Popular”; “Controle Social”; “Universalidade do SUS”; “Regulamentação dos Conselhos de Saúde”; “A importância dos Conselheiros no fortalecimento do SUS”; e a contribuição do Serviço Social para o Controle Social”.



Lucineide Brasil falou sobre incentivos para conselheiros
Integrante do Conselho Gestor de Unidade da Policlínica Lessa de Andrade, Lucineide Brasil destacou o compromisso do conselheiro com a sociedade. “Os conselheiros precisam de incentivo para trabalhar e não para prestar contas a políticos. Quero debater aqui uma forma efetiva de cobrarmos respostas mais rápidas da gestão como o abastecimento de medicamentos nas unidades”, disse a conselheira.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)











7ª Conferência Estadual de Saúde começa no próximo domingo
Ministro da Saúde e Secretário Estadual de Saúde abrem o evento
A partir deste domingo (09/10), mais de 2 mil pessoas estarão discutindo e avaliando o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. Os debates acontecerão durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada no Centro de Convenções, em Olinda. A solenidade de abertura, marcada para as 10h, contará com a presença do secretário Estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Este é o momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e a participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de Estado”, explica o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
Nos três dias de evento, a Conferência espera reunir usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. São representantes de 183 municípios e do distrito estadual  de Fernando de Noronha que realizaram, no primeiro semestre do ano, conferências municipais, onde foram levantadas as questões que estarão em debate no Centro de Convenções. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade.
Durante a Conferência, haverá ainda a eleição de 124 delegados que irão compor a delegação pernambucana que representará o Estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília/DF, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.
Homenagens – Neste ano, a Conferência Estadual de Saúde vai homenagear a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti, e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.
Programação – Até a próxima terça-feira (11/10), o evento contará com uma série de mesas redondas e apresentação de palestras. No dia da abertura, o senador Humberto Costa fará a exposição da Conferência Magna, que discutirá o tema principal do evento: Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro. Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site da Conferência:http://7conferenciasaudepe.com.br/.


Da assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Saúde - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário