quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Câncer do Colo do Útero e de Mama foram tema de evento nesta quarta


O Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros – Cisam ficou movimentado, na manhã desta quarta-feira (30), para a realização de uma ação contra o câncer do colo do útero e de mama promovida através de uma parceria entre Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Estado, Universidade de Pernambuco (UPE) e a comunidade do bairro da Encruzilhada.
                                                                                                               foto: Bárbara Travassos
Benita Spinelli falou da importância do auto-exame de mama
Logo cedo, as mulheres que aguardavam atendimento para realizar o exame preventivo ginecológico participaram de um abraço coletivo e de uma ciranda para fortalecer os laços afetivos e do conhecimento. A coordenadora da Política de Saúde da Mulher do Município, Benita Spinelli, falou que o objetivo do evento era a conscientização da realização de exames. “Temos que alertar as mulheres que aqui estiverem sobre a importância de fazerem o preventivo e repassarem esta informação a parentes e vizinhas. O câncer do colo do útero pode ser evitado, tem prevenção, e o câncer de mama se diagnosticado no início tem cura”, afirmou.

O evento também marcou a comemoração do 27 de outubro “Dia Municipal e Estadual de Prevenção do Câncer de Colo do Útero” e do Outubro Rosa – Prevenção do Câncer de Mama. Além de orientação da saúde reprodutiva e sexual da mulher, foram distribuídos preservativos femininos e masculinos e à tarde a programação contou com uma palestra, o “Café Científico”, envolvendo estudantes e residentes de enfermagem, medicina e da área da saúde da UPE, assistentes sociais e enfermeiros do CISAM e técnicos da Prefeitura do Recife.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Política de Saúde da Mulher é apresentada no Conselho




A Comissão de Fiscalização do Conselho de Saúde do Recife fará visitas a duas maternidades da rede municipal: a Barros Lima (localizada no bairro de Casa Amarela) e a Bandeira Filho (bairro de Afogados). A ação tem o objetivo de verificar o cumprimento da Lei 9.263 de 1993 que versa sobre a esterilização cirúrgica voluntária de mulheres com capacidade civil plena, maior que 18 anos e que tenham dois filhos ou 25 anos de idade, tendo ou não filhos.

A iniciativa dos conselheiros partiu da discussão realizada em sessão plenária ordinária realizada no CMS-Recife na última quinta-feira (25). Na ocasião, a coordenadora da Política de Saúde da Mulher do Município, Benita Spinelli, falou sobre a contracepção cirúrgica voluntária como um direito das cidadãs recifenses que deve ser cumprido nas unidades de saúde geridas pela Prefeitura. Os participantes da reunião alegaram desconhecer a referida lei e afirmaram não estarem cientes da adoção desta política nas duas maternidades autorizadas, citadas acima, a fazerem o procedimento no Recife.

Entre outros assuntos, a gestora apresentou dados do perfil epidemiológico da cidade, em que 45% das mulheres de 25 a 64 anos são atendidas pela rede. Na prevenção do câncer do colo de útero, o município realiza 40 exames por mês nos equipamento de saúde da família (ESF) e está ampliando o Programa Amigas do Peito de prevenção do câncer de mama.


 Pleno do CMS Recife avalia os indicadores do Pacto de Saúde de 2012 

O Pleno, recebeu, nesta última quinta-feira,o diretor de Planejamento da Secretaria da Pasta,Alberto Feitosa, apresentado o Balanço dos Indicadores de Saúde 2012 do Recife. Entre as metas a serem alcançadas de acordo com referências do Ministério da Saúde, o município atingirá 53,41% da cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica até o final deste ano. O Conselho de Saúde do Recife aprovou o pacto com ressalva em alguns indicadores, deliberando que uma equipe de conselheiros deve participar da (re)elaboração deste balanço, garantindo, entre outros indicadores, a meta de 70% de cobertura da Atenção Básica definida na 10ª Conferência Municipal de Saúde.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Irregularidades são apontadas na unidade de saúde do Casarão do Cordeiro


A Comissão de Fiscalização do Conselho de Saúde do Recife, em suas visitas rotineiras aos equipamentos  públicos da rede municipal, apurou, recentemente, após denúncia, que a unidade de saúde da família Casarão do Cordeiro está com atendimento defasado e falta de médico no local. Os conselheiros se reuniram com a gerência de território do Distrito Sanitário IV que afirma a liberação da médica clínica geral para transferência em outro setor. Os usuários da unidade de saúde confirmaram o fato da médica estar sofrendo ameaças por moradores do conjunto habitacional em vulnerabilidade social, localizado ao redor do Casarão.

Os membros da equipe de Fiscalização entendem que as ações de intervenção nos Distritos Sanitários pelos gerentes deveriam ser mais freqüentes, pois as condições do Casarão do Cordeiro estão péssimas: a estrutura está insalubre com mato alto cobrindo a unidade, cupim no telhado, água das torneiras com mau cheiro, mofo nas paredes devido a infiltrações e até presença de escorpiões.

Os conselheiros estão preparando um relatório para enviar à Secretaria de Saúde, constando os problemas da unidade inspecionada e solicitando respostas para que as devidas providências sejam tomadas com urgência.




(com informações da Comissão de Fiscalização)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fiscalização denuncia falta de profissionais de saúde concursados do Recife


A Comissão de Fiscalização do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife em recentes visitas a unidades de saúde de vários distritos sanitários da cidade tem constatado a falta de médicos (clínicos gerais e especialistas), técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e dentistas que deveriam atender a população. Isto se deve ao fato de que o contrato da maioria destes profissionais terminou e os aprovados em concurso público realizado em abril deste ano pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife ainda não foram convocados, provocando atrasos nos atendimentos das demandas diárias das unidades da rede municipal de saúde.

           O papel do CMS-Recife é o do controle social da saúde que tem o objetivo de propor e fiscalizar as ações públicas para o setor no âmbito do município. A Comissão de Fiscalização entende que o dever do Conselho é zelar pela melhoria das condições de saúde para toda a população, atendendo suas reais necessidades.
       
            A Secretaria de Saúde do Recife informou que, nesta terça-feira (16), saiu a nomeação de alguns profissionais aprovados no concurso e a assessoria de imprensa dará a resposta oficial à matéria, em formato de nota, na segunda-feira (22).



(com informações da Comissão de Fiscalização do CMS-Recife)



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Recife sedia o Fórum Norte e Nordeste de Conselhos de Saúde



Evento é uma parceria entre Estado e Município e contará com cerca de 300 pessoas em um intercâmbio de experiências entre os conselhos do Norte e Nordeste.

Sob o tema “O Controle Social integrando o Norte e o Nordeste”, a capital pernambucana, Recife, sediará de 13 a 15 de dezembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o VII Fórum de Conselhos de Saúde das Capitais e Estaduais do Norte e Nordeste. O evento tem como finalidade aproximar relações entre estados e estabelecer parcerias no intuito de obter cooperação mútua entre os participantes, além de fortalecer as regiões mais necessitadas e proporcionar iniciativas de reestruturação ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região Norte e Nordeste.

Durante os três dias do fórum, cerca de 300 pessoas, entre elas: profissionais que compõem o quadro de conselheiros de Saúde dos Estados e das capitais nordestinas, secretários executivos dos conselhos estaduais, assessores técnicos, coordenadores de plenária nacional dos estados do Nordeste, entre outros, devem comparecer ao evento.

“Este fórum dará continuidade ao trabalho de fortalecer o controle social nos Estados do Norte e Nordeste, frente ao objetivo de fortalecer o controle social por meio de estratégias que primem pelas especificidades de cada região, além de proporcionar a troca de experiências e estimular o debate permanente acerca da importância do Controle Social.”, explica a secretaria executiva do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), Suzana Assis.  

Para o evento, que terá como expectativa maior contribuir no sentido de que os conselhos sejam reconhecidos nos seus papéis de colaboradores para a melhoria do SUS, é esperada a participação dos estados do Maranhão, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

“Nós queremos mostrar a autonomia dos conselhos para exercerem o controle social, analisando, avaliando, refletindo e propondo estratégias para o fortalecimento do SUS e do Controle Social das regiões e propor alternativas, por meio de um intercâmbio entre os conselhos, que garantam mais resolutividade nas políticas de saúde destes locais”, enfatiza o coordenador da Comissão de Comunicação Social & Imprensa do CES/PE, José Ribeiro.



com informações da Assessoria de Comunicação do CES

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CMS-Recife participa de Curso Nacional de Conselhos de Saúde


O CMS-Recife participará do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), promovido pelos Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até agora nove conselheiros da capital pernambucana se matricularam na capacitação que teve o prazo de inscrição prorrogado para 5 de novembro.

Elzanira da Silva, Juscilene de Carvalho Lima, Manoel da Silva, Jucelino Nunes, Mariluce Amâncio, Priscila Albuquerque, Naiade Costa, Elani Ximenes e Rosicleide Barbosa vão participar do Quali Conselhos. O curso tem o objetivo de promover a “orientação técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil por meio da qualificação de seus conselheiros nos temas da participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes”.  

O Quali Conselhos terá a carga horária de 116 horas na modalidade Educação à Distância (EaD) em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Internet), com três encontros presenciais, tendo ao todo duração de quatro meses. A meta para 2013 é capacitar 8 mil conselheiros, em todo o Brasil, e 24 mil até 2014.

Para participar do curso é necessário que o conselho de origem esteja inscrito no Programa de Inclusão Digital (PID) do Ministério da Saúde e que o conselheiro obedece aos seguintes requisitos: ser indicado pelo conselho de saúde, estar no exercício da função de conselheiro de saúde, possuir endereço eletrônico (e-mail) e conhecimentos básicos para manusear computadores, aplicativos e recursos de conectividade à Internet e disponibilidade de carga horária de 10 horas semanais para desempenhar as atividades do curso.

Este curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do Ministério da Saúde e terá o conteúdo programático divido em quatro unidades: I  - Democracia, Participação e Representação nos Conselhos de Saúde; II - Gestão e Financiamento do SUS; III - Interssetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e IV - Trabalho em Rede no âmbito dos Conselhos de Saúde.

De acordo com o coordenador da capacitação em Pernambuco, o pesquisador da Fiocruz/PE Domício Sá, o resultado esperado com a implementação desta política não é apenas numérico e, sim, qualitativo. “Temos a pretensão ainda mais ousada e inovadora que é estimular um processo de educação permanente, com a participação de todo conselho envolvido e também das entidades que são as bases dos segmentos dos conselhos”, frisou Domício.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vice-coordenadora participa de Fórum Nacional sobre AIDS

A vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife Elzanira da Silva está participando do VIII Fórum UNGAS - AIDS Brasil que acontece, no Hotel Jangadeiro, Boa Viagem, hoje (04) e amanhã (05). O objetivo do evento é discutir a participação da sociedade civil nas políticas de assistência às pessoas com HIV e AIDS.

Elzanira representou o controle social
Para a conselheira, é preciso que o controle social se faça presente em todas as instâncias propositivas de políticas públicas para fortalecer o setor da saúde. "O Conselho deve estar nesses espaços porque a qualidade do atendimento das pessoas com AIDS no SUS precisa melhorar muito e devemos levar este debate para os setores afins", disse Elzanira da Silva.

Entre os temas abordados durante o encontro, está a participação democrática e o controle social nas políticas para os portadores do vírus. Ainda estão sendo discutidas a sustentabilidade econômica dos movimentos sociais, as ações do Governo para o Marco Regulatório para OSC (Organização da Sociedade Civil) no Brasil, influências religiosas nas políticas HIV/AIDS e a efetivação da aplicação dos recursos públicos no setor.