sexta-feira, 29 de julho de 2011

Projeto Olhar Recife é aprovado em pleno do CMS-Recife

O Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) aprovou, na tarde desta quinta-feira (28), em pleno ordinário, a implantação da segunda fase do Projeto Olhar Recife da Secretaria de Saúde. O programa tem o objetivo de atender crianças e adolescentes com visão subnormal e cegueiras nas comunidades da cidade.

De acordo com a Diretora Geral da Regulação do Sistema de Saúde do Recife, Kátia Guimarães, o foco a ser trabalhado nesta etapa será a reabilitação, além da inclusão social desses portadores de deficiência visual. “Vamos trabalhar o desenvolvimento do  cidadão e as atividades cotidianas dessas crianças em parceria com as equipes de Saúde da Família, com as escolas e com as famílias”, afirmou Kátia.
                                                                                                                              foto: Bárbara Travassos
Kátia Guimarães explicou o projeto ao Pleno

O projeto é da Secretaria de Saúde (Gerência de Atenção à Assistência Ambulatorial e Hospitalar – GAAH – e Projeto Saúde Escolar) em conjunto com a Secretaria de Educação. A gerente da GAAH Lauriluci Farias destacou que o objetivo desta ação é “que a criança deficiente tenha participação política e social e seja protagonista de sua história e não a ‘coitadinha’ que sofre na sociedade”.


           foto: Bárbara Travassos
Diego Pessoa pediu acompanhamento
O coordenador do CMS-Recife, Diego Pessoa, disse às gestoras do projeto que o pleno recomenda o fornecimento das informações sobre as ações para serem acompanhadas pelo Conselho de Saúde. Já o deficiente visual Paulo Fernandes, parte da equipe da GAAH, elogiou o programa por possibilitar o diagnóstico precoce dos diversos graus de cegueira e a inserção da criança na sociedade. “O projeto trabalha com a reabilitação através da utilização de bengalas, de lupas no tratamento da perda paulatina da visão, da leitura em braille, além de focar o desenvolvimento da criança na escola”, ressalta.

Conselheira Gilda (blusa preta à esquerda) elogiou o projeto
Representante do segmento usuário no CMS-Recife, a conselheira Gilda Guimarães elogiou o projeto. "É como se minha luta aqui no Conselho tivesse encontrado um eco. É de primordial importância que a população marginalizada e essas crianças desassistidas tenham esse apoio", afirmou a usuária ativa nos movimentos sociais desde 1962 e integrante da entidade SOS Criança desde 1981.


A médica pediatra Tilma Belfort, conselheira do CMS-Recife do segmento trabalhador, gostou das propostas do projeto, mas ressalvou a correta aplicabilidade dele na rede municipal. "Temos que fiscalizar como esse diagnóstico precoce de subvisão ou cegueira serão realizados nas creches e escolas municipais.  Já na sala de parto é possível identificar disfunções na visão, mas os profissionais da área de saúde têm que estar muito bem capacitados para isso", disse a representante do CREMEPE no Conselho.

Já a enfermeira Rita de Cássia de Barros Ramos, conselheira representando o Sidicato dos Enfermeiros em Pernambuco (SEEPE) no CMS-Recife, alertou para a sensibilização da categoria para uma efetiva implantação do Projeto Olhar Recife. "Os enfermeiros são responsáveis pela primeira visita aos recém-nascidos nas residências logo na primeira semana de vida. fazemos orientação dos primeiros cuidados com o bebê e um exame físico e clínico, testando incusive os reflexos da criança. Portanto, além de capacitação, é necessário mobilização", disse a enfermeira.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONFIRA A LISTA DOS DELEGADOS ELEITOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

Na 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando o SUS através da participação popular, foram eleitos 81 delegados representantes do segmento usuário e 34 delegados da categoria trabalhador. O último dia do evento (7) foi marcado por uma eleição movimentada e democrática. Abaixo, estão algumas fotos da eleição ou no link http://www.flickr.com/photos/cms-recife/sets/72157627124765015/ . Veja também a lista dos eleitos e a ordem de classificação em: http://www.flickr.com/photos/cms-recife/sets/72157627279027506/

A 7ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é uma parceria do Conselho Estadual de Saúde (CES) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e tem como tema Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”.





Usuários eleitos delegados
Trabalhadores eleitos delegados para a Conferência Estadual




COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DISTRIBUI JORNAL CMS-RECIFE


                                 foto: Bárbara Travassos
Comissão de Comunicação na USF Luiz Wilson


A Comissão de Comunicação do Conselho Municipal de Saúde distribuiu, nesta quinta-feira (21), exemplares do JORNAL CMS-RECIFE. Eles entregaram o informativo a usuários e trabalhadores de unidades de saúde do Distrito Sanitário 2, entre eles a Policlínica Amaury Coutinho e o novo PSF Dr. Luiz Wilson da Bomba do Hemetério.


                                                                                                                                   foto: Bárbara Travassos 
Kaline gostou de ler o JORNAL CMS-RECIFE

A iniciativa foi elegiada pela usuária do SUS Kaline Wanderley das Chagas, 24 anos, gerente administrativa de um estabelecimento comercial. Ela foi à Policlínica Amaury Coutinho para marcar uma consulta do pré-natal e pegar um encaminhamento para realizar o exame de ultrassom. "É a primeira vez que vejo este jornal sendo distribuído. Acho isso interessante porque podemos saber o que o Conselho está fazendo pela saúde e tirar nossas dúvidas", disse a gestante que está grávida de 5 meses.


Desde o início do ano, esta gestão do CMS-Recife optou por entregar o Jornal do Conselho diretamente nas unidades e não deixar para os distritos fazerem esta distribuição. Desta forma, eles acreditam estar sendo mais úteis e cumprindo seu papel no controle social da saúde. "Com esta entrega nas unidades, podemos informar melhor os usuários e os trabalhadores do SUS", afirmou o coordenador da Comissão de Comunicação do CMS-Recife Marcos Antônio da Silva.








    




Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conselheiros do CMS-Recife no CONASEMS

A representação do controle social da saúde do CMS-Recife no XXVII CONASEMS se deu pelos conselheiros Manoel José da Silva, Graça Maria Santos, Gislene Oliveira  e Eroneide Nascimento. O tema do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) que aconteceu entre os dias 9 e 12 de julho em Brasília (DF) foi "Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS".



Gustavo Couto com o Ministro da Saúde


O Ministro da Saúde Alexandre Padilha teve uma forte participação no evento que homenageou a personalidade feminina Maria da Penha. O Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, também participou como vice-presidente do CONASEMS, tendo sido eleito em Assembléia Geral durante o Congresso; além do coordenador do CMS-Recife, Diego Pessoa.



Dentro da programação, foi realizado simultaneamente o VIII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O congresso temático teve o objetivo de debater a epidemia de violência, suas consequências para a sociedade e o impacto no SUS para a formulação de políticas públicas intersetoriais direcionadas para o enfrentamento da questão. O secretário Gustavo Couto apresentarou a experiência do Recife através da implanatação do Programa Academia da Cidade, em 2001, que trabalha com a requalificação de espaços públicos e de vulnerabilidade social.





As conselheiras Graça e Eroneide no CONASEMS

Manoel José: representante dos usuários



 



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fotos da 10ª Conferência de Saúde do Recife disponíveis

Estamos disponibilizando fotos da Conferência através de nossa conta no site :
http://www.flickr.com/photos/cms-recife

Em breve, mais fotos serão adicionadas! Aguarde as novidades do Blog do CMS-Recife!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tomam posse os conselheiros do CVA

Nesta quarta-feira (13), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) acompanhou a posse dos membros do novo Conselho Gestor do Centro de Vigilância Animal (CVA-Recife). Estiveram presentes, no evento, o coordenador do CMS, Diego Pessoa; a diretora de Vigilância à Saúde, Adeílza Ferraz; o gerente do CVA Amaro Souza; os conselheiros municipais de saúde Marcos Antônio da Silva, Manoel José da Silva, Gilda Guimarães e Hermann Luiz de Lima; além de representantes de entidades protetoras dos animais partes do Conselho Gestor.
                                                        

                                                              foto: Bárbara Travassos
Coordenador do CMS-Recife disse que esta ação é controle social
Diego Pessoa disse estar satisfeito com a implantação de mais um Conselho Gestor promovido pelo CMS-Recife. “Isso fortalece as ações do controle social nos serviços como os de proteção aos animais”, destacou. Já Adeilza Ferraz afirmou que o conselho é um espaço de cidadania e que é importante também para a gestão exercer bem o seu trabalho.


O coordenador da Comissão de Formação e Articulação de Conselhos Hermann Luiz de Lima disse que o Conselho de Saúde é um canal aberto para que os trabalhadores e as entidades defensoras dos animais integrantes do Conselho Gestor do CVA. “Contem conosco para que o trabalho de vocês reflita positivamente na sociedade’”, falou. O conselheiro de saúde representante dos usuários Marcos Antônio da Silva lembrou a todos que, nesta gestão, o CMS já implantou cinco conselhos gestores de unidades, contando com o do CVA.

                                                                                                                              foto: Bárbara Travassos
Roseana falou em defesa dos animais
A solenidade foi motivo de satisfação para as entidades protetoras dos animais. Representante do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA), Roseana Diniz agradeceu a todos que contribuíram para a implantação deste Conselho de gestão compartilhada em prol do bem estar animal. “União, comprometimento, amor e cidadania são as palavras-chave do Conselho Gestor do CVA. Vamos propor um controle populacional e ações para a saúde animal, além de um novo layout para a extinta ‘carrocinha’ em que os animais em situação de risco nas ruas possam ser atendidos na clínica do Centro”, afirmou.



Ela ainda ressaltou o compromisso do Conselho em trabalhar para a implementação de políticas públicas. “Queremos alertar a sociedade que maus tratos e abandono de animais são crimes e vamos agregar voluntários para ajudar no trabalho desenvolvido em canis”, disse.

O gerente do CVA Amaro Souza falou que o Conselho é muito importante para o bom andamento das ações do Centro. “Precisamos de pessoas que enxerguem além dos muros do CVA para juntos trabalharmos para o bem estar animal”, avaliou o gestor.

                                                                                                                                                  
                            foto: Bárbara Travassos
Membros do Conselho tomam posse
                                                                                      foto: Bárbara Travassos
Novos conselheiros: entidades protetoras dos animais e trabalhadores do CVA




Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MÉDICOS AMERICANOS ELOGIAM A 10ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO RECIFE

Por Bárbara Travassos


                                                                                                           foto: Bárbara Travassos
Os pediatras americanos conheceram um pouco sobre a rede municipal de saúde



Tema da Conferência “Recife consolidando o SUS através da participação popular” chamou a atenção dos americanos

Três médicos pediatras americanos vieram visitar, nesta quinta-feira (07), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. Os profissionais conheceram um pouco do que é o processo democrático de avaliação e fiscalização das propostas de políticas de saúde do evento que se encerra hoje com a plenária onde serão eleitos os delegados municipais para a etapa estadual.

O secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto; o gerente de Atenção à Saúde da Criança do Recife, Paulo Frias; a representante da Sociedade Pernambucana de Pediatria, Lúcia Trajano; e o consultor internacional da entidade Companheiros das Américas recepcionaram os pediatras que ficaram bastante impressionados com o processo político da 10ª Conferência. “É um bom método de inclusão da população de forma igualitária nas decisões sobre a saúde”, disse a doutora Doris Greenberg.

Já o professor da Mercer University, Faculdade de Medicina de Savana nos Estados Unidos, Martin Greenberg, elogiou o evento por ser um espaço em que os usuários do sistema de saúde pública têm voz. “Nos EUA, as diretrizes vêm de cima para baixo e a população pobre não tem voz. Aqui vocês ainda têm outra vantagem que é este sistema universal de saúde – O SUS – que atende a todos de graça e nós não temos isso”, ponderou o especialista. Ele também falou que muitos hospitais americanos acabam fechando ou interrompendo os serviços de urgência porque são obrigados a atender muitas pessoas sem receberem indenização do governo.

 
A 10ª Conferência de Saúde do Recife tem o objetivo de avaliar as políticas do Plano Municipal de Saúde 2010-2013. Nesta quinta (07), serão eleitos 116 representantes dos usuários de saúde e 58 de trabalhadores para a Conferência Estadual a ser realizada dias 09, 10 e 11 de outubro. O coordenador Diego Pessoa do Conselho Municipal de Saúde, responsável pela organização do evento em parceira com a Secretaria de Saúde, espera que a Conferência cumpra seu papel social. “Acreditamos que daqui sairão propostas que vão melhorar os serviços de saúde já oferecidos aos recifenses”, frisou.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)



            FINANCIAMENTO DO SUS É TEMA DE PALESTRA NA CONFERÊNCIA                              


Paulo Rubem denuncia que a DRU (Desvinculação das Receitas da União) é a vilã dos escassos recursos para a Saúde

                                                                                         foto: Bárbara Travassos
O deputado federal Paulo Rubem falou sobre financiamento do SUS



O secretário de Saúde Gustavo Couto falou sobre a desigualdade na distribuição dos recursos do SUS


Na tarde desta quarta-feira (6), o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, e o deputado federal por Pernambuco Paulo Rubem ministraram palestras sobre O Financiamento do SUS. Eles abordaram, principalmente, os ínfimos valores que são repassados pelo Ministério da Saúde para os municípios.

Gustavo Couto em sua explanação afirmou que é preciso se discutir um modelo de atenção básica por ser fundamental para a organização de todo o processo que envolve a implementação das políticas de saúde e, depois, deve ser debatida a questão do financiamento. "Existe um descumprimento dos percentuais mínimos constitucionais destinados à Saúde". disse o secretário.

Segundo ele há um subfinanciamento crônico do sistema por vários fatores, entre eles: o não cumprimento das disposições transitórias da Constituição Federal que previa 30% do orçamento público da Seguridade Social para a Saúde; e o baixo per capita nacional em que 40% do orçamento da União é gasto com o serviço público.

Já o deputado Paulo Rubem ressaltou que desde o ano de 94 a carga tributária do país vem aumentando, prejudicando ainda mais os repasses à Saúde. "O orçamento do Ministério da Saúde para 2011 tem uma previsão de R$ 77,1 bilhões a serem investidos e, mesmo assim, este número está inferior ao que foi previsto em 2005 em quase R$ 20 bilhões a menos", alertou alertou o parlamentar para os baixos recursos da Seguridade Social.

De acordo com Paulo Rubem, o grande vilão para os escassos investimentos na Saúde se chama DRU (Desvinculação das Receitas da União). Ele afirma que muitos gestores não têm entendimento que Seguridade Social compreende três eixos: Saúde, Assistência Social e Previdência e que isso prejudica a fiscalização dos repasses das verbas pela União. "O Governo Federal não elabora três orçamentos fiscais previstos na Constituição e, sim, dois: junta o Fiscal com a Seguridade Social; e o outro fica para as Estatais", pondera.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)












terça-feira, 5 de julho de 2011

Grande público e autoridades comparecem à abertura da 10ª Conferência de Saúde

Por Bárbara Travassos
                                                                                                                              
                                                                                                               foto: Bárbara Travassos 
João da Costa abriu a 10ª Conferência de Saúde do Recife, junto aos secretários de Saúde do Estado e do  Município

Um grande público compareceu à abertura oficial da 10ª Conferência Municipal de Saúde do Recife nesta terça-feira (5) no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. Cerca de 800 pessoas participaram da cerimônia em que compuseram a mesa o coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife), Diego Pessoa; os secretários de Saúde do Recife e do Estado, Gustavo Couto e Antônio Figueira, respectivamente; os representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, Mozart Sales e Renê Guedes, consecutivamente; e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Recife, Luis Eustáquio.
O prefeito do Recife João da Costa afirmou que é um desafio criar um sistema de saúde universal que atenda a todos de forma eficaz, mas que a gestão se empenha em oferecer qualidade no atendimento aos usuários. “Esta Conferência é importante para fazermos um balanço do que já conquistamos e melhorarmos o serviço, oferecendo qualidade como alternativa para as pessoas viverem melhor”, disse. Ele ainda ressaltou que os problemas estão sendo enfrentados e que Recife é uma das capitais que atende mais de 70% da população (o que corresponde a 800 mil habitantes).
João da Costa destacou que melhoras estão sendo implantadas no sistema de acolhimento dos usuários, com a integração com as urgências através de parcerias com as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento do Estado) e que hoje o SAMU Recife e o Programa Academia da Cidade são referências nacionais. O secretário municipal de Saúde Gustavo Couto também falou dos avanços. “Reduzimos índices de filariose (quase a totalidade), mortalidade infantil e dengue no município. Saímos do número 27 para 251 equipes de Saúde da Família, implementamos o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para beneficiar pessoas que sofrem de doenças crônicas e não podem se locomover até um hospital e ainda temos o SAMU qualificado com dois helicópteros disponíveis pelo convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, frisou o secretário.
Gustavo Couto ressaltou que outra ação importantíssima foi iniciada: a discussão com os governos estadual e federal de um Plano de Combate ao Crack. “Vamos discutir todas as dificuldades e melhorias na saúde do Recife. Nesta Conferência, teremos debate e enfrentamento para criarmos linhas de consenso perante à diversidade de opiniões”, concluiu. Já o secretário da pasta do Estado, Antônio Figueira, reafirmou que não acredita em avanços sem a interação com os municípios. “O SUS é um pacto inter-federativo e vamos trabalhar para fortalecê-lo”, argumentou, lembrando que a Conferência Estadual de Saúde acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro.
O coordenador do CMS-Recife Diego Pessoa desejou a todos uma boa Conferência. “Recife tem tradição em lutas políticas e tenho certeza de que vamos fazer uma boa conferência para melhorar cada vez mais o serviço do SUS”, encorajou os presentes. O representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, convocou todos a também participarem da luta pela aprovação da Emenda Constitucional 29 que versa sobre as definições orçamentárias para a saúde pública.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)




                                                                                                           foto: Bárbara Travassos
Residentes da área de saúde da família facilitaram os grupos de trabalho

À tarde, os grupos de trabalho se reuniram e foram conduzidos pelos residentes da área de saúde da família da rede municipal, responsáveis pela relatoria da Conferência. Eles avaliaram as políticas de saúde em execução no Recife e verificaram os pontos que faltam ser atingidos pelo Plano Municipal de Saúde com vigência 2010-2013. As propostas foram levadas à plenária nas áreas de vigilância e atenção à saúde com os temas Expansão da Estratégia de Saúde da Família; Readequação das Unidades de Atenção Básica; Ampliação do Programa Academia da Cidade; Consolidação das ações de controle em DST/AIDS; e Melhoria dos sistemas de informação e comunicação do setor.





                                                                                                 foto: Bárbara Travassos
Regimento Interno foi apresentado pelo coordenador do CMS


O coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) Diego Pessoa fez a leitura do Regimento Interno da 10ª Conferência de Saúde do Recife que foi aprovado por unanimidade. O ato foi o 1º momento solene do evento e foi auxiliado pela vice-coordenadora do Conselho Valderlene Guimarães.

                                                                                                 foto: Bárbara Travassos
Grupo da Academia da Cidade leu um cordel para os conferencistas
                                                                                                  foto: Bárbara Travassos

Depois do Cordel a equipe esquentou a platéia com exercícios



                                                                                                                                   foto: Bárbara Travassos
Côco de Pisada fez a abertura do evento


O grupo Côco de Pisada marcou a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando do SUS através da participação popular. Logo em seguida, integrantes do Programa Academia da Cidade apresentaram um cordel que incentivava os participantes da Conferência a exercerem seu papel de cidadãos e a desenvolverem o controle social nas políticas públicas de saúde.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

10ª Conferência de Saúde do Recife começa nesta terça-feira




A 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando o SUS através da participação popular acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho no centro de Convenções de Pernambuco (Olinda). O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo da conferência é debater as políticas do Plano Municipal de Saúde do Recife (PMS) 2010-2013 através do exercício do controle social realizado pelos 548 delegados que consolidarão as propostas de intervenções no PMS.

Residentes da área de saúde da família da rede municipal serão os relatores da 10ª Conferência. A comissão organizadora do evento também já definiu as atrações culturais: a banda “Força Especial” do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança – CERVAC  e os grupos Coco de Pisada e do Programa Academia da Cidade se apresentarão às 17h do dia 5 de julho.

Integrantes do projeto Teatro Popular Consultório de Rua da Prefeitura do Recife também participarão da abertura da Conferência, mostrando o trabalho de atender a população em situação de risco e vulnerabilidade social junto à política de enfrentamento ao crack.

Confirmaram presença na 10ª Conferência o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales; o deputado federal por Pernambuco, Paulo Rubem; e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Recife, Luiz Eustáquio. Também participarão do evento o Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; e o pesquisador da Fiocruz/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Domício Aurélio de Sá.

Entre os temas a serem discutidos no evento estão os repasses orçamentários do Ministério da Saúde para os municípios, a Emenda Constitucional 29 que versa sobre os recursos da saúde e da Seguridade Social e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Cerca de 600 pessoas estão sendo esperadas para esta etapa da Conferência Municipal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO confirmada até o momento, abaixo:

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)


 
Programação da 10ª Conferência Municipal de Saúde

1º Dia (05/07/11)
08h às 12h
Credenciamento dos delegados (as) titulares, observadores (as) e convidados (as)
12h às 14h
Credenciamento dos delegados (as) suplentes
08h30
Academia da Cidade do Recife
Apresentação Cultural do Coco de Pisada
9h
Plenária de Abertura:
Leitura e aprovação do Regimento Interno da 10ª CMS – Aprovação do Regimento Eleitoral
Coordenação do CMS-Recife:
Diego Pessoa (Conselheiro Municipal - gestor)
Valderlene Guimarães (Conselheira Municipal - trabalhador/fisioterapeuta)
10h
Lanche
10h30
Mesa 01 – Tema da Conferência: Recife Consolidando o SUS através da Participação Popular
Palestrante:
Augusto Miranda (Coordenador do Orçamento Participativo do Recife)
Coordenação de mesa: José Cleto Machado (Conselheiro Municipal de Saúde - usuário)
12h
Almoço
14h
Grupo de Trabalho
16h
Solenidade de Abertura
Prefeito do Recife: João da Costa 
Secretário de Saúde do Recife: Gustavo Couto
Conselho Estadual de Saúde: Reneudo Guedes da Silva (representante)
Ministério da Saúde: Mozart Sales (representante)
Câmara dos Vereadores/Comissão de Saúde: Luiz Eustáquio
Coordenação dos trabalhos: CMS-Recife
17h
Banda CERVAC Força Especial
18h
Solenidade e Encerramento/ Coquetel



2º Dia (06/07/11)
8h
Teatro Popular Consultório de Rua
8h30
MESA 02 - Financiamento, Emenda Constitucional 29, LRF, Novos Recursos.
Sub-eixos: Repasses orçamentários do Ministério da Saúde para os municípios;
                   Municipalização;
                   Repasses do Estado para os municípios
Palestrante: Gustavo Couto (Secretário de Saúde do Recife)
Debatedor: Paulo Rubens (Deputado Federal por Pernambuco)
Coordenação dos trabalhos: Cláudia Beatriz Câmara de Andrade (Conselheira Municipal – trabalhador/médica)
10:00
Lanche
10:30
Grupo de Trabalho
12:30
Almoço
 
14h
Academia da Cidade do Recife
Mesa 03: Carreira SUS
Palestrante: Domício Aurélio de Sá (Pesquisador em Saúde da Fiocruz/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães)
Coordenador dos trabalhos: Wellington Carvalho (Conselheiro Municipal – trabalhador/agente de saúde)
15h30
Lanche
16h
Grupo de Trabalho
18h
Encerramento

                                            
3º Dia (07/07/11)
8:00
Academia da Cidade do Recife
Aprovação da Plenária Final e Moções
Facilitadores: Diego Pessoa (Conselheiro Municipal – gestor)
                         Valderlene Guimarães (Conselheira Municipal – trabalhador)
                         Marta Almeida (Conselheira Municipal – usuário)
10h
Lanche
10h30
Continuação
12h
Almoço
14h
Continuação
15h
Encerramento da Plenária Final
15h30
Lanche
15h30
Eleições dos Delegados para Plenária Estadual
18h
Encerramento Geral