terça-feira, 31 de maio de 2011

Plenárias distritais da 10ª Conferência de Saúde do Recife começam dia 4 de junho





Por Bárbara Travassos

A 10ª Conferência Municipal de Saúde do Recife já está nas etapas distritais, ocasião em que serão escolhidos os delegados da Conferência. Neste sábado (4), acontecerão as plenárias dos Distritos I e II, respectivamente, na Faculdade Maurício de Nassau, Rua 13 de Maio, s/n – Santo Amaro, e no SEST/SENAT – Av. Beberibe, 3620 – Porto da Madeira. O Conselho Municipal de Saúde acompanhará o processo eleitoral que faz parte do controle social das políticas públicas de saúde.
No dia 11 de junho, serão realizadas as etapas dos Distritos III e VI, na Escola Silva Jardim, Praça do Monteiro, nº 2727 e na Faculdade Pernambucana de Saúde - Av. Jean Emile Favre - IPSEP. Já no domingo, 12 de junho, acontecerá a conferência do Distrito IV, na Escola Darcy Ribeiro – Rua Odete Monteiro,450, Cordeiro.
A última plenária distrital que antecederá a etapa municipal será a do Distrito V, a ser realizada dia 2 de julho, na Faculdade Nova Roma, no Prado. Todas as conferências distritais acontecerão a partir das 8h. A conferência magna será realizada nos dias 5, 6 e 7 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda.
As inscrições para as 110 vagas de observadores da Conferência Municipal serão efetuadas somente no dia 3 de julho, a partir das 9h. Os interessados deverão enviar nome completo e RG para o e-mail 10conferenciasaude@gmail.com e aguardar a confirmação. Outras informações pelo telefone (81) 3355-2095 ou pelo blog http://www.cms-recife.blogspot.com/ .


PLENÁRIA
MÊS
DATA
HORA
LOCAL
DISTRITAL I
04 JUNHO
8h às 16h
Faculdade Maurício de Nassau
Rua 13 de Maio, s/n – Santo Amaro-Recife-PE



DISTRITAL II
04 JUNHO
8h às 17h
SEST/SENAT
Av. Beberibe, 3620 – Porto da Madeira
(Próximo ao Conjunto Residencial João Paulo II e em frente ao restaurante Dalva de Oliveira)



DISTRITAL III
11 JUNHO
8h às 16h
ESCOLA SILVIA JARDIM, END. PRAÇA DO MONTEIRO, 2727, MONTEIRO.
DISTRITAL IV
12 JUNHO
8h às 16h
Escola Darcy Ribeiro
                  Rua Odete Monteiro,450, Cordeiro             
(Próximo ao Conjunto Habitacional do Cordeiro)



DISTRITAL V
2
Julho
8h às 16h
FACULDADE NOVA ROMA
(Estrada do Bongi, 425, Prado. F: 2128-8000)

DISTRITAL VI
11 JUNHO
8h às 16h

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE
(antiga Faculdade Boa Viagem – FBV)
    (Av. Jean Emile Favre - IPSEP)

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Políticas de Saúde são debatidas no Ibura e Jordão Baixo

Por Bárbara Travassos



 
A plenária de saúde da microrregional 6.2 reuniu vários representantes da comunidade do Ibura e Jordão Baixo neste sábado, 21 de maio, no Instituto Rita de Cássia. A gerente do Distrito Sanitário 6 Danielle Rodrigues informou que o foco do evento é mostrar o que foi feito para a saúde da população nos dois últimos anos e promover um debate para incentivar a comunidade a ajudar a melhorar o setor.

“Os grupos de trabalho aqui reunirão propostas para a etapa Distrital e, a partir daí, serão levadas para a Conferência Municipal. Queremos saber como a sociedade se vê na construção dessas políticas e que melhoria ela sugere”, disse a gestora. A área tem a cobertura de 86% do Programa Saúde da Família (PSF), contando com 9 postos, 1 unidade básica, 1 policlínica junto com maternidade e 1 farmácia da família.

As conquistas recentes da microrregião que envolve os bairros do Ibura e do Jordão são destacadas pelas inaugurações das unidades de saúde da Cidade Operária, Paz e Amor, Alto da Jaqueira, além da Farmácia da Família do Ibura. O conselheiro municipal de saúde do Recife Manoel da Silva lembrou a todos que esses espaços só se ganham com participação na construção de políticas no exercício do controle social. “Temos que lutar por melhoras dentro da nossa comunidade. E é nessas etapas que podemos contribuir para a saúde pública, pois com os resultados da 10ª Conferência Municipal de Saúde vamos fiscalizar a boa implantação do Plano Municipal de Saúde”, disse o conselheiro.

                                                                                        Foto: Bárbara Travassos
O conselheiro Manoel da Silva chamou a população para o debate

Neste sábado, ainda foram realizadas outras três plenárias microrregionais de saúde nos Distritos 1 (bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista, Soledade, Paissandu, Ilha do Leite e Cabanga), 3 (Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama) e 5 (Totó, Barro, Coqueiral, Curado, Sancho, Jardim São Paulo, Tejipió). 

No próximo dia 28, serão realizadas mais quatro conferências microrregionais. Na Guabiraba, a plenária será realizada na Escola Cristóvan - rua Caciterita, nº 395 – e espera a participação das comunidades de  Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho, Pau Ferro. Na Ilha do Leite, no Colégio Municipal Reitor João Alfredo – rua Senador José Henrique, nº160, a vez de debater saúde pública é dos moradores dos Coelhos e Joana Bezerra. Na microrregião 4.2 (Engenho do Meio,Roda de Fogo, Vietnã e Torrões), o evento acontecerá Escola Pintor Lauro Vilares – rua Clarice Lispector, s/n- Roda de Fogo. E na 6.1 (Boa viagem, Ipsep, Brasília Teimosa, Pina, Imbiribeira e Setúbal), a plenária ocorrerá na Escola Júlio de Oliveira Cafesópolis – Avenida Mascarenhas de Moraes – Imbiribeira.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Distritos realizam conferência nas microrregiões

Neste sábado (21), quatro Distritos Sanitários do Recife estão organizando as etapas microrregionais da 10ª Conferência Municipal de Saúde. Nesta fase, serão eleitos pré-delegados que serão votados nas etapas distritais para serem os delegados da Conferência Municipal.

Confira locais e horários das micro-conferências do dia 21 de maio:



DISTRITO I

Microrregião 1.2


São José, Santo Antônio, Boa Vista, Soledade, Paissandu, Ilha do Leite e Cabanga.

21/maio
13h30 ás 16h
Colégio Municipal Reitor João Alfredo  R. Senador José Henrrique,160, Ilha do Leite Recife- PE .

















DISTRITO III


Microrregião 3.2

Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama.
21/maio
13h30 ás 16h
CPCA (Centro Público de Casa Amarela)  Avenida Norte, 5600, Casa Amarela 


DISTRITO V



Microrregião 5.3

Totó, Barro, Coqueiral, Curado, Sancho, Jardim São Paulo, Tejipió.
21/maio
13h30 ás 16h
Escola Municipal PE. José Mathias Delgado       ( Rua Drº. Devaldo Borges, s/n, Jardim São Paulo.  


DISTRITO VI

Microrregião 6.2

Ibura e Jordão Baixo.
21/maio
13h30 ás 16h
Instituto Santa Rita de Cássia  Rua Chuí, 115 á 135- Ibura de Baixo

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Etapas microrregionais da 10ª Conferência de Saúde neste sábado

trito V

Microrregião 5.1

Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha, San Martin.
5.1
14/maio
13h30  ás 16h
Escola Professor Antônio Alves de Brito  ( Rua Ernestro Cavalcanti, 41, Afogados, Recife- PE .  fone : 3455-4899.



DISTRITO VI


Microrregião 6.3

Cohab, Três Carneiros, Lagoa Encantada, Milagres, Monte Verde, UR- 01,02,03,04,05,10,12
6.3
14/maio
13h30 ás 16h
Escola Carlúcio Castanha  Av. Pernambuco, s;n – UR-01 ( Ao lado da Escola Maria Sampaio- UR1)

Conselho acompanha Audiência Pública de Combate ao Crack

Por Bárbara Travassos

O Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS) participou, nesta quinta-feira (12), da audiência pública sobre Políticas de Enfrentamento ao Crack ocorrida na Câmara de Vereadores do Recife. O evento foi uma iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT) e contou com a participação dos secretários de Saúde e de Assistência Social do Município, Gustavo Couto e Niedja Queiroz; dos representantes estaduais Flávio Campos (Saúde) e Luiz Andrei Viana (Defesa Social); além da Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas.

O coordenador do CMS, Diego Pessoa; a vice-coordenadora, Valderlene Guimarães; e o coordenador da Comissão de Articulação, Marcos Antônio da Silva estiveram presentes na audiência para acompanhar as propostas de políticas de combate ao crack e exercer o controle social em cima destas. Valderlene Guimarães, que é terapeuta ocupacional, disse que o importante para a Prefeitura do Recife é se preocupar em melhorar cada vez mais a rede já existente de serviços integrados. Ela teve acesso aos dados do Plano Integrado de Atenção ao Crack do Município e considerou boas as ações da gestão baseadas em desenvolver um trabalho com os usuários da droga em Centros de Acolhimento Transitório (CATs), Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) e nos 6.100 leitos previstos em Comunidades Terapêuticas. “O cuidado na prevenção e o acolhimento são essenciais ferramentas de enfrentamento ao crack”, falou.

De acordo com o vereador Luiz Eustáquio, 97% dos municípios brasileiros têm problemas com o crack e a maioria deles não possui políticas de enfrentamento à droga. “Recife está adiantado. Temos discutido aqui um tripé: combate, prevenção e cura”, afirmou. O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, disse que o crack é um problema da sociedade brasileira. “O que devemos é criar uma grande rede de proteção e cuidado com o crack. E para isto, estamos vivendo um bom momento político. Temos o Governo Federal, o Ministério da Saúde, os governos do Estado e do Município com projetos de enfrentamento especificamente para a problemática do crack”, pontuou.

                                                                                     Foto: Aguinaldo Leonel
Secretário de Saúde debate o crack na Câmara de Vereadores

O Recife além de estar desenvolvendo o Plano Integrado de Atenção ao Crack, desde 2004 implantou o Programa Mais Vida, que atua com a reinserção social de usuários de drogas com os CAPs, Casas do Meio do Caminho, que funcionam como espécie de albergues terapêuticos, e o projeto Consultório de Rua, baseado em serviço de assistência comunitária que ajuda a retirar usuários das ruas.

O representante da saúde do governo do Estado, Flávio Campos, falou sobre ações de combate à droga no âmbito estadual. “Pernambuco lançou, ano passado, o Plano Estadual de enfrentamento ao Crack. Este ano, estamos capacitando os profissionais de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para realizar a desintoxicação de pacientes. Além disso, estão sendo ampliadas as barreiras para evitar a entrada de drogas no Estado”, revelou.

O gestor de Repressão ao narcotráfico de Pernambuco, o delegado Luiz Andrei Viana, trouxe dados das ações de repressão qualificada, em que o planejamento operacional é realizado através de inteligência policial. “Em 2008, foram apreendidos 88 kg de crack. Já em 2010, este número aumentou para 400 kg”, disse.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Iniciam etapas da 10ª Conferência de Saúde do Recife



As etapas microrregionais da 10ª Conferência de Saúde do Recife já iniciaram. O evento principal será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco e tem como meta discutir e avaliar o atual Plano Municipal de Saúde.  A Conferência, que traz como tema “Recife consolidando o SUS através da participação popular”, é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de acordo com a Lei Federal 8.142/1990 que estabelece o exercício do controle social nas ações de saúde pública.

Nesta quarta-feira (11), será realizada a conferência microrregional correspondente à área 2.2, que envolve os bairros Água Fria, Alto Santa Teresinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto da Madeira, a partir das 17h na Gigante do Samba - Avenida Bomba do Hemetério, s/n- Água Fria  (Próximo á Feira Livre de Água Fria).  

Publicado em Diário Oficial do Recife, no último dia 30 de abril, o Regulamento da Conferência prevê a participação de representantes dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores de saúde de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Município. O evento é dividido em três etapas: 18 plenárias microrregionais, sendo 3 por cada Distrito Sanitário; 6 plenárias distritais e a etapa municipal. Nas plenárias microrregionais, serão eleitos os pré-delegados que concorrerão, nas etapas distritais, às vagas de delegados para Conferência Municipal. (Confira o cronograma abaixo)

De acordo com o Regulamento, o objetivo da Conferência é definir diretrizes e prioridades para a atuação do controle social no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde, visando o fortalecimento do SUS e da qualidade de vida da população. Para o coordenador do Conselho de Saúde do Recife, Diego Pessoa, o evento representa uma conquista da população. “A Conferência é a máxima expressão da participação popular no SUS. Por isso, a avaliação do Plano Municipal de Saúde é a garantia de que os anseios do povo serão contemplados nos próximos anos”, disse Pessoa.

As inscrições para as 110 vagas de observadores da Conferência Municipal de Saúde serão realizadas somente no dia 3 de julho, a partir das 9h. Os interessados deverão enviar nome completo e RG para o e-mail 10conferenciasaude@gmail.com e aguardar a confirmação. Outras informações pelo telefone (81) 3355-2095.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos DRT-PE 4654

CRONOGRAMA DA 10ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO RECIFE