quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CMS participa de avaliação do Plano Municipal de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

Mariluce Amâncio (à direita) e Elzanira da Silva (à esquerda)


As conselheiras de saúde Elzanira da Silva e Mariluce Amâncio participaram, representando o CMS-Recife, do Seminário de Atualização do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 deste mês, no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco, na Boa Vista.

O seminário foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes – COMDICA Recife. Entre os eixos debatidos estiveram: atendimento integral e prevenção; defesa e responsabilização; protagonismo juvenil e formação; comunicação, mobilização e articulação; orçamento, monitoramento e avaliação.

Representantes do controle social da saúde, Mariluce Amâncio e Elzanira da Silva, analisaram as políticas como de grande relevância, inclusive, para a saúde pública das crianças e dos adolescentes. Elas ficaram no grupo de debate do eixo temático “Comunicação, Mobilização e Articulação”.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Recife é destaque no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde

O CMS-Recife apresentou trabalho no I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, nesta sexta- feira (14), em Salvador. A assessora de comunicação do Conselho Bárbara Travassos fez uma explanação sobre "Políticas de Comunicação no SUS: um estudo de caso sobre o Conselho Municipal de Saúde do Recife", tema da sua pós graduação lato sensu em Administração Pública e Direito Público.

SUS: Comunicação para o fortalecimento do controle social
A jornalista frisou para os presentes que é necessário planejamento e execução contínuos para a divulgação das ações do controle social para o fortalecimento do SUS. "Temos que entender que o espaço democrático da criação dos conselhos de saúde e da realização das conferências do setor são direitos constitucionais, garantidos pela Lei 8.142 de 1990, que devem ser exercidos e divulgados amplamente", disse.

 Ela abordou ainda a importância da participação da sociedade civil organizada nos conselhos de saúde e explicou que o CMS-Recife faz capacitações em comunicação e saúde para conselheiros distritais e municipais desde 2010. A experiência de sucesso do conselho do Recife em Planejamento de Comunicação no SUS também foi apresentada no I Seminário de Comunicação, Informação e Tecnologia em Saúde de Pernambuco.

As ferramentas de informação e comunicação do Conselho foram destacadas: o Jornal CMS-Recife (desde 2005 e está na sua 14 edição), o Boletim Eletrônico ( enviado para conselheiros de saúde, entidades parceiras e e-mails cadastrados) o Blog, o Twitter e a FanPage do Facebook ( criada recentemente ). Os conselheiros Izabel Fabrício e Juscelino Nunes estiveram presente no Encontro.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

CMS-Recife apresentará trabalho no 1º Encontro Nordeste Comunicação e Saúde


As políticas e ferramentas de comunicação implementadas no CMS-Recife serão focos de debate no 1º Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, em Salvador. O evento é uma organização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e acontecerá, em Salvador, entre os dias 12 e 14 de setembro. A assessora de comunicação do Conselho, Bárbara Travassos, fará uma exposição sobre o trabalho “Políticas de Comunicação no SUS: um estudo de caso sobre o Conselho Municipal de Saúde do Recife”, tema da sua monografia na pós graduação lato sensu em Administração Pública e Direito Público.

  Comunicação do CMS já foi apresentada em encontro estadual
O painel com a apresentação do CMS-Recife acontecerá às 8h da sexta-feira, dia 14. A outra expositora será Carine Queiroz com a palestra “A saúde no contexto da participação e das Iniciativas Culturais Kaimbé”. A organização do evento divulgou que entre 228 resumos enviados, selecionou 67 trabalhos entre relatos de experiência, pesquisas científicas e vídeos, abordando questões de informação, comunicação, interação e vivências na área da saúde.

Os conselheiros de saúde do Recife Maria Izabel Fabrício e Juscelino Nunes participarão do evento. O encontro é um “espaço interativo de atores sociais de alguma forma sensíveis à multifacetada área da Comunicação e Saúde” e tem o objetivo de mapear inovações em objetos, teorias e métodos de pesquisa e ação com ênfase no campo da recepção, além de socializar vivências de estratégias e suas metodologias múltiplas.



Confira os vídeos selecionados:

Filhos de Tapera (Tempo: 12min) - Autoria: Gidália Costa Oliveira de Medeiros Santana

Parto Humanizado (Tempo: 12min) - Autoria: Daniel Fróes Souto Maior e Tenille Bezerra

Redução de Danos – uma saída? (Tempo:40min) - Autoria: Eudes Benício Dias

Estágio de vivências no SUS em Brotas de Macaúbas (Tempo: 8min) - Autoria: Fernanda Silva Scher

Sons do SUS (Tempo: 10min) – Autoria: Chenya Valença

Oficina de Danceability (Tempo:12min) - Autoria: Ana Luiza Reis.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Controle Social tem representação na Plenária de Saúde do OP


Foi realizada, nesta sexta-feira (31), a Plenária Temática da Saúde do Orçamento Participativo (OP), no antigo Colégio Nóbrega – Boa Vista. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde do Recife e tem o objetivo de eleger as prioridades de investimento em obras e serviços para o setor.
                                                          foto: Bárbara Travassos
Humberto Antunes prestou contas e Elzanira da Silva compôs a mesa
A vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, Elzanira da Silva, representando o controle social, compôs a mesa de abertura da solenidade em que o secretário de Saúde Humberto Antunes fez um balanço da sua pasta na gestão de 2012. Entre as ações mais votadas para execução, a que ficou em primeiro lugar foi a transformação de três Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) em unidades de atendimento 24h.

Outras prioridades votadas foram a ampliação e a qualificação da cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família para 70%; a transformação do Laboratório Municipal de Saúde para atender 24h os usuários, além de informatizar seus serviços e priorizar as demandas das policlínicas; e consolidar e aperfeiçoar a Atenção Básica, à Media e à Alta Complexidade.

No encontro, estiveram presentes vários conselheiros de saúde do Recife e lideranças comunitárias. Participaram, também, o coordenador do OP, Aurílio Muniz; o representante do OP Saúde, Severino Vigílio; e a secretária da Mulher, Rejane Pereira. Durante a Plenária, 382 participantes do evento se cadastraram e elegeram 30 delegados para acompanhar o andamento das ações votadas.



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)