quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conselho debate dengue em audiência pública


Nesta quarta-feira (29), foi realizada na Câmara de Vereadores do Recife uma audiência pública para debater as formas de enfrentamento de dengue. O evento foi promovido pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Luiz Eustáquio e teve a participação de representantes das secretarias da pasta do Estado, Rosilene Hans, do Município, Adeilza Ferraz, do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Antônio da Silva, além da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS), Maria do Carmo Miranda.

A diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz, ressaltou que a Prefeitura está trabalhando forte para combater a epidemia da dengue, porém a população é uma forte aliada para a efetiva solução do problema. “Estamos firmando parceria com o Exército Brasileiro, com escolas e igrejas, mas a sociedade deve ser co-partícipe deste processo uma vez que 80% dos focos do mosquito aedes aegypti estão nas residências”, alertou.

A situação é crítica. Houve um aumento de 287% do quadro da epidemia em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, em 2012, foram 450 casos confirmados de dengue, 1862 notificados e 2 óbitos de acordo com o sétimo boletim epidemiológico do município. O conselheiro municipal de saúde Marcos Antônio da Silva lembrou que na sua comunidade Alto José do Pinho estão sendo realizados eventos de conscientização sobre os cuidados com os focos da dengue e que o controle social é parceiro no combate à doença.

O caso mais alarmante é o do Distrito 2 que envolve os bairros de Campo Grande, Dois Unidos, Campina do Barreto , Água Fria e Arruda, totalizando 66% do registro da doença no município. A presidente do SINDACS Maria do Carmo Miranda reforçou a participação da população para evitar a proliferação do mosquito. “A Prefeitura disponibiliza 1720 agentes de saúde para trabalhar no combate à dengue, mas as comunidades têm que colaborar não jogando lixo nas ruas, tampando as caixas de água e não deixando garrafas plásticas tipo pet jogadas nos quintais ou terrenos baldios, pois acumulam água e criam focos do mosquito”, disse.

Já a diretora de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde do Estado, Rosilene Hans, falou que o governo de Pernambuco ampliou o número de leitos para tratar a doença, acrescentando 100 de prioridade para a dengue, e está promovendo capacitações para os profissionais de saúde diagnosticarem e tratarem os pacientes da forma correta.






Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos  (DRT/PE - 4654)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CMS-Recife homenageia o conselheiro Amaro Guimarães que faleceu hoje

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife presta condolências ao conselheiro distrital de saúde Amaro Adelson Guimarães da Silva que faleceu na manhã desta terça-feira (28). Atualmente, ele estava licenciado da função de coordenador do Conselho Distrital II devido ao tratamento de um câncer. O CMS-Recife enviou uma coroa de flores ao velório do conselheiro em reconhecimento à contribuição do seu trabalho como militante do controle social.





Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pleno do CMS debate Pró e PET Saúde e aclama colegiado 2012-2013


Políticas dos programas Pró-Saúde e PET Saúde, em parceria com instituições de ensino e o Ministério da Saúde, foram debatidas nesta terça-feira (14) no Pleno do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife). A inserção do controle social na capacitação dos futuros profissionais da saúde pública foi um dos temas abordados dentro dos projetos apresentados. Além dos conselheiros de saúde do Recife, participaram da reunião o assessor executivo da Secretaria Municipal de Saúde Tiago Feitosa e representantes das universidades federal e estadual de Pernambuco (UFPE e UPE).

A coordenadora do PET Saúde da UPE Joselma Cavalcanti Cordeiro ressaltou que o projeto tem foco na formação teórica e no cenário de prática no SUS para estudantes de cursos de saúde. Ela disse que o edital do programa contempla a integração das instituições de ensino superior com os serviços da saúde, da média complexidade, da urgência e emergência, além do fortalecimento do controle social.

Já Eveline Glória Borges Samary que está na coordenação do Pró-Saúde da UPE destacou que o projeto é baseado nos preceitos da educação permanente com ênfase na interdisciplinariedade. A representante do programa da Universidade Federal Elaine Judite Carvalho explicou que nos Pró e PET Saúde são contemplados 13 cursos da área, incluindo superiores e técnicos.

Marta Almeida defendeu o atendimento humanizado
O assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife Tiago Feitosa lembrou que a expectativa da gestão é que esta parceria entre instituições de ensino e unidades públicas de saúde beneficie a rede de Atenção Básica. A conselheira do CMS Marta Almeida, do segmento usuário, revelou a preocupação na efetiva sensibilização dos estudantes e futuros profissionais da saúde no trato com os pacientes, no atendimento humanizado. “Queremos contar com o apoio deste programa nesta porta de entrada que é o controle social”, disse.

Na pauta do Pleno, ainda foram abordados o balanço da Política de Saúde Mental 2011 e a aclamação das chapas para composição do colegiado do CMS-Recife no biênio 2012-2013. Como resultado da referida política, entre os anos de 2009 e 2011, foram fechados 526 leitos de internação de pacientes com problemas de saúde mental, tendo sido abertas 11 Residências Terapêuticas para acolhê-los. Novas ações implantadas com o pioneirismo do Módulo de Reabilitação no Recife permitem que os pacientes recebam tratamento nas unidades de saúde e tenham um acompanhamento em casa. E as entidades que atuarão no controle social da saúde na próxima gestão tomarão posse ainda em março.   



Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comissão de Comunicação distribui Jornal CMS no Metrô



Os conselheiros municipais de saúde do Recife distribuíram, na manhã desta sexta (10), mais de 700 exemplares do Jornal CMS para transeuntes da estação de metrô da Região Metropolitana. A ação foi uma idealizada pela coordenadora da comissão Elzanira da Silva e teve a participação dos membros Manoel José da Silva, Marcos Antônio da Silva e Graça Santos. 





Na quinta (8), a distribuição foi realizada no Distrito IV, na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. A Comissão ainda entregará o Jornal CMS nos mercados públicos da cidade para difundir informações sobre o controle social da saúde no Recife.






A população aprovou a iniciativa ___________________
 e recebeu informações sobre o controle social. 

Os transeuntes e os passageiros que saíam do metrô tiraram dúvidas.



   

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CMS-Recife participa de Fórum no RS





Representantes do controle social da saúde pública do CMS-Recife participaram, entre os dias 24 e 29 de janeiro, do Fórum Social Temático 2012 realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Os conselheiros de saúde Tilma Belfort, Gilda Guimarães, Wellington Carvalho, Vera Lúcia da Silva e Rildo Fernandes fizeram parte das discussões do encontro. O evento abordou temas como crise capitalista, justiça social e ambiental.






Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)